Vencer ou vencer. Pressionado na tabela de classificação, na qual ocupa a lanterna após 9 rodadas, com apenas 6 pontos ganhos, o Rio Claro FC tem jogo de fundamental importância na tarde deste sábado (15), às 15 horas, contra a Portuguesa Santista, válido pela 10ª rodada do Paulistão Série A2.
Ainda sem vitória na competição, o Rio Claro encara a partida como decisiva para suas pretensões no campeonato. O técnico Fahel Jr. tem trabalhado intensamente junto ao elenco visando aperfeiçoar o rendimento técnico e tático da equipe.
A boa apresentação contra o XV de Piracicaba, apesar da derrota, em casa e o empate fora de casa contra o Oeste deram um novo alento ao torcedor rioclarista que viu com bons olhos as estreias dos recém contratados Bruno Luis, volante, Luisinho atacante e Gabriel Almeida, zagueiro.
Mesmo fora do G8, o grupo das equipes que se classificam às quartas de finais do Paulistão, as chances matemáticas ainda existem e são consideradas por todos no Rio Claro.
Mas é fato que, o primeiro objetivo é sair o quanto antes da zona de rebaixamento. Para isso, se faz necessário uma sequência de vitórias restando ainda cinco rodadas para o término da primeira fase.
Vale lembrar que a distância do Rio Claro 16º. com 6 pontos ganhos para o Capivariano, 8º com 12 é de apenas 6 pontos e tudo pode mudar nas duas próximas rodadas, desde que o Azulão faça a sua parte.
Porém, surge uma preocupação de última hora, para o torcedor rioclarista, o meia Yamada, contratado no início da temporada junto ao Taubaté e que chegou com bastante moral ao Azulão gerando boa expectativa no torcedor, não conseguiu desempenhar o seu melhor futebol e foi dispensado pela diretoria do Rio Claro, que, até o momento, não acena para a contratação de um substituto para a posição. Uma preocupação a mais também para o técnico Fahel Jr. escalar o Azulão nos próximos jogos.
Para enfrentar a Portuguesa Santista na tarde deste sábado, no Schmidtão, o Rio Claro tem como provável escalação a seguinte equipe: Passarelli; Fabinho, Nilson Jr., Gustavo Fagundes e Matheus Vedrani; Bruno Luís, Cesinha e Coutinho; Thalisson, Denílson e Éder Luiz.
Adversária do Rio Claro, a Portuguesa Santista que iniciou o campeonato sob o comando do técnico João Vallim, demitido na 5ª rodada, após uma sequência de insucessos, deve ir à campo com: Tom Cristian; Allison, Léo Gaúcho, Elias Ceará e Daniel; Léo Mancha, Éderson Carvalho e Tcharles; Kadu Santos, Léo Vieira e Luisinho. No comando técnico da Briosa, o ex-zagueiro Maurício Ramos.
Até o momento, a Portuguesa Santista soma 1 vitória, 3 empates e 5 derrotas no Paulistão Série A2. A equipe já marcou 7 gols e sofreu14 saldo de menos 7 gols.
A campanha é um pouco melhor que a do Rio Claro que, em 9 jogos, ainda não tem vitória no campeonato, e soma 6 empates e 3 derrotas. O Azulão balançou as redes adversárias em 8 oportunidades e tomou 15 gols, com saldo de menos 7 gols.
Os torcedores que não puderem ir ao estádio Schmidtão levar o seu incentivo ao Rio Claro poderão acompanhar a partida contra a Portuguesa Santista no canal Youtube/Paulistão que terá narração de Jorge Neves e comentários de JP Granado.
Além de Rio Claro x Portuguesa Santista, a 10ª rodada do Paulistão Série A2 marca para este sábado (15) os seguintes jogos:
15h00: Capivariano x Oeste
15h00: Santo André x Ituano
15h00: Primavera x Taubaté
16h00: São Bento x Juventus
16h00: Grêmio Prudente x Linense
18h00: Votuporanguense x XV de Piracicaba
No domingo (16), apenas uma partida pela 10ª rodada do Paulistão Série A2. Na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, às 17h00, a Ferroviária enfrenta o São José.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: @bigasfotografo