O Velo Clube enfrenta o CA Juventus na manhã deste domingo (31), às 11h10, no estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, em São Paulo, na primeira rodada de duas da fase semifinal do Campeonato Paulista Série A2. Significa dizer que, após 45 anos, o Velo Clube tem a chance de disputar o acesso à Série A1, a divisão de elite do futebol paulista.
Para chegar a essa condição, os comandados do técnico Guilherme Alves, venceram os dois jogos contra o São José, pelo mesmo placar de 2×1. Adversário do Velo Clube no confronto direto pelo acesso, o Juventus eliminou a Ferroviária de Araraquara, nas quartas de final, com dois empates, 1×1 e 0x0 e vitória na cobrança de pênaltis, por 3×1.
Na equipe grená da capital, atuam os atacantes Léo Castro e Thiago Rubim que defenderam o Velo Clube, na temporada passada e já marcaram juntos 13 gols neste campeonato. Para enfrentar o Velo Clube, o Juventus não terá o volante Betinho, lesionado. Em seu lugar, deve atuar Borges.
Pelos lados do Velo Clube é grande a confiança em um bom resultado na partida de hoje, mesmo atuando fora de casa. O segundo e decisivo jogo entre Velo Clube x Juventus está marcado para o dia 6, no estádio Benitão, às 15h10. A torcida velista deve marcar presença na capital para incentivar o time do Velo. Porém, o estádio da Rua Javari comporta apenas 400 torcedores visitantes.
Conforme o pesquisador velista José Luiz Pimentel, em sua página Detalhe Esportivo, no Facebook, o histórico de confrontos entre Velo Clube e Juventus começou em 1950. De lá para cá, foram disputados 20 jogos, com 9 vitórias do Velo, 8 do Juventus e 3 empates. O jogo mais recente entres as equipes aconteceu no dia 24 de janeiro deste ano, pela primeira fase do Paulistão Série A2, com vitória do Juventus, em São Paulo, por 1×0, resultado que culminou com a demissão do então técnico velista Fahel Jr.
Nos dias que antecederam jogo deste domingo (31), diante do Juventus, o Velo Clube preparou-se muito bem. O técnico Guilherme Alves, sempre atento aos detalhes, treinou jogadas ensaiadas, a partir de cobranças de faltas e escanteios, além de orientar os atletas quanto ao posicionamento da equipe em campo e eventuais situações que poderão enfrentar no decorrer do jogo. Guilherme poderá contar novamente com o zagueiro Julio Vaz, ausente da equipe, por contusão, nos dois últimos jogos. Nas demais posições, nenhum problema, o que possibilita ao treinador velista ter o elenco completo à sua disposição.
Após o treinamento de sexta-feira (29), a delegação velista viajou para São Paulo, local da partida, onde está concentrada para o jogo. O jogo Juventus x Velo Clube terá transmissão ao vivo pelo canal Youtube Paulistão.
A equipe de arbitragem escalada pela Federação Paulista de Futebol para apitar Juventus x Velo Clube é formada por: Salim Fende Chavez, árbitro principal, que terá como assistentes: Leandro Matos Feitosa e Leonardo Tadeu Pedro. O árbitro de vídeo será Márcio Henrique de Góis.
Prováveis escalações:
Juventus: Caio; Artur, Guilherme Mattis, Rayne e Iago (Caxambu); Borges, Liberato e Guthierres; Thiago Rubim, Léo Casto e Justino. Técnico: Sérgio Soares
Velo Clube: Gabriel Félix; Mancha (Mancha), Rafael Goiano, Cezane (Julio Vaz) e Léo Campos; Norton, Mizael, Martineli e Felipinho; Lucas Duni e Caio Mancha. Técnico: Guilherme Alves
Por Geraldo Costa Jr.