O Rio Claro FC enfrentou o Atlético Monte Azul, na tarde de ontem (1), no estádio Schmidtão, pela 6ª. rodada do Campeonato Paulista da Série A2, e empatou de 2×2. Em princípio, o campo encharcado, com algumas poças d’águas, devido à chuva, dificultou o toque de bola do Azulão, que demorou um pouco até se adaptar às condições do gramado.
O jogo começou com o Monte Azul assustando a zaga rioclarista. Em cobrança de escanteio da esquerda, aos 4 minutos, disputa de bola na área do Azulão e Roger Bernardo afasta o perigo.
Aos poucos, o Rio Claro foi se impondo no jogo. Eram 7 minutos de bola rolando, quando o Azulão reclamou de um possível pênalti a seu favor, não marcado pelo árbitro Pablo Rodrigues Soares. Aos 15, o lateral direito Alisson, do Rio Claro, sempre apoiando ao ataque, arrancou pela direita e cruzou com perigo. Romarinho, dentro da área, chutou forte, mas a bola parou na defensiva da equipe visitante antes de chegar ao gol de André Zuba.
Quando o Rio Claro era melhor no jogo, veio a surpresa. Novamente em jogada de escanteio, o Monte Azul ganhou a disputa pelo alto e a bola desviada acabou sobrando para Wesley, na segunda trave, chutar. O goleiro Victor Golas ainda fez a defesa mas a bola já havia ultrapassado a linha do gol. Monte Azul 1×0.
O Rio Claro sentiu o gol e o Monte Azul aproveitou-se para ir ao ataque tentando ampliar o placar, sempre levando perigo nos contra golpes e nas cobranças de escanteios.
Aos 28 minutos, Roger Bernardo, de cabeça, dentro da área do Monte Azul, manda por cima do gol de André Zuba, após cobrança de falta da intermediária. Mas o Rio Claro, ainda que se esforçasse muito não se encontrava no jogo. Finalmente, aos 36 do primeiro tempo, cobrança de falta de Romarinho pela direita do ataque rioclarista, a bola viaja e encontra o artilheiro Jadson, na segunda trave, que escora de cabeça para empatar o jogo.
No segundo tempo, o Rio Claro veio com uma alteração, Alysson Dutra no lugar de Elias Ceará que já tinha cartão amarelo. Logo aos 2 minutos de bola rolando, repetiu-se a cena de terror para o Rio Claro no jogo. Cobrança de escanteio para o Monte Azul. A bola bate nas costas do zagueiro Henrique Gigante e vai morrer no fundo das redes do goleiro Victor Golas, colocando novamente o Monte Azul na frente do placar. A grande chance do empate para o Rio Claro FC esteve nos pés de Jadson. Eram 8 minutos do segundo tempo, quando o artilheiro do Azulão recebeu passe precioso de Gustavo Sapeka, dentro da área, mas, na batida, a bola sai caprichosamente à direita de André Zuba. Novamente Jadson, aos 12 minutos, recebeu cruzamento de Romarinho, mas demorou pra finalizar e perdeu outra chance de empatar o jogo. Aos 18 minutos, o atacante Dener, do Monte Azul, que fez duelo individual intenso com o lateral direito Alisson, do Rio Claro, ganhou a disputa pela esquerda, cruzou rasteiro, mas o camisa 10 Luiz Felipe, do Monte Azul, chegou atrasado e desperdiçou a oportunidade de ampliar o placar em favor da equipe visitante. No minuto seguinte, César Belli arriscou de longe e acertou a trave. O Rio Claro insistia em busca do empate. Romarinho dentro da área, recebe a bola, faz o giro e arremata de pé esquerdo para a boa intervenção de André Zuba no centro do gol.
O técnico João Vallim, do Rio Claro, tenta melhorar o ataque do Azulão e coloca Klebinho e Patrick, nos lugares de Romarinho e Jadson, respectivamente.
Com resultado indefinido, o jogo seguia bem disputado. Contra ataque do Monte Azul, aos 22 minutos, Dener chuta de fora da área e Victor Golas faz a defesa. Eram jogados 35 minutos da segunda etapa, e o Azulão teve mais uma grande chance de empatar o jogo. Patrick sofre pênalti cometido pelo lateral Kekeu. Cesar Belli, encarregado da cobrança, bate à meia altura, mas André Zuba defende e impede o Azulão de chegar à igualdade no marcador.
Disposto a ir pro tudo ou nada, João Vallim promove mais uma alteração no Rio Claro. Coloca o atacante Cauan no lugar do lateral esquerdo Cesinha. E a estratégia deu certo. Quarenta e um minutos jogados, escanteio da esquerda, Thiago Batista, na primeira trave, sobe para desviar de cabeça, mandando a bola para o fundo do gol do Monte Azul. Tudo igual no Schmidtão: 2×2.
Faltando 1 minuto pra terminar o tempo regulamentar, o camisa 8 Henrique, do Monte Azul, desperdiça grande oportunidade pra sorte do Azulão. Precisando da vitória, o Monte Azul permanecia no ataque, mas sem levar perigo.
Então, o Rio Claro foi em busca do gol da vitória. Já nos acréscimos, em três escanteios seguidos, o Azulão quase chega. Final de jogo dramático no Schmidtão. Cinquenta e dois minutos jogados, Cesar Belli chuta cruzado, com André Zuba batido no lance, mas, em cima da linha, Henrique Gigante evita o gol da vitória do Azulão. Final de jogo: 2×2. O Rio Claro com o ponto somado com o empate, chega a 8 pontos e aguarda o término da rodada para saber sua posição na tabela de classificação do Campeonato Paulista da Série A2.
Escalações:
Rio Claro FC: Victor Golas, Alisson, Gustavo, Roger Bernardo e Cesinha (Cauan); Elias Ceará (Alysson Dutra), Thiago Batista, César Belli e Romarinho (Klebinho); Gustavo Sapeka e Jadson (Patrick). Técnico João Vallim
Atlético Monte Azul: André Zuba, Kekeu, Henrique Gigante, Alemão e Bruno Dip; Vacaria (Udson), Henrique e Luis Felipe (Mazinho); Wesley (Caio Ruan), Lucas Gadelha (Felipe Carvalho) e Dener. Técnico: Andrews Deco.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Arquivo/Divulgação