O final de cada ano é sempre movimentado para os clubes locais que, além da montagem e preparação do elenco para as disputas das competições oficiais promovidas pela Federação Paulista de Futebol, precisam correr atrás para a renovação dos laudos e alvarás dos estádios municipais para que os mesmos estejam liberados para os jogos.
Até que consigam as liberações, Velo Clube e Rio Claro precisam atender as exigências, algumas até discutíveis, que são apresentadas a cada período de renovação, pelas autoridades competentes.
No caso do estádio, Benitão, uma das exigências foi a troca do alambrado, atrás do gol da avenida 23. Segundo informa o site oficial da FPF, foi renovado recentemente o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, com validade até 01/11/2024. E, também, o Laudo de Vistoria de Engenharia, aprovado com restrições, até 09/11/2024. Porém, o Laudo das Condições Sanitárias e Higiene vence no próximo dia 20, assim como o de Prevenção e Combate de Incêndio, no próximo dia 25. Já o Laudo de Segurança do estádio Benitão, venceu no último dia 15. Contudo, não há motivo de preocupação para o torcedor velista, pois, a diretoria do Rubro-Verde, que tem à frente o esportista Reginaldo Lourenço Breda, já tomou as providências necessárias para a renovação dos referidos laudos.
Ao mesmo tempo, no estádio Schmidtão, seguem as obras da nova arquibancada que está sendo construída, atrás do gol da avenida 23. A melhoria vai ampliar de 6.200 para 8.000 lugares a capacidade de público do estádio, atendendo à exigência da Federação Paulista de Futebol para Série A2. O custo da obra estimado em mais de R$600mil, foi viabilizado através de emenda parlamentar do deputado Olin, sendo que a Prefeitura de Rio Claro vai custear R$164 mil do valor total da obra.
Com relação aos laudos exigidos pela Federação para que os jogos do Paulista Série A2 sejam realizados no Schmidtão, a situação é diferente daquela verificada no estádio Benitão. Os laudos, em sua maioria, vencem neste mês de Dezembro. É o caso do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que vence no dia 24, do Condições Sanitárias e de Higiene, dia 29, Prevenção de Combate e Incêndio, dia 24, e de Segurança, também no dia 24. Em vigência, até o dia 7/10/2024, apenas o Laudo de Vistoria de Engenharia. Como se vê, muito trabalho para a diretoria do Rio Claro FC, presidida pelo empresário Clayton Vieira e que assumiu o clube recentemente.
Por Geraldo Costa Jr.