Com transmissão ao vivo pela TV Cultura a partir das 11 da manhã deste sábado (14), o Rio Claro FC faz sua estreia no Campeonato Paulista da Série A2 frente ao Clube Atlético Juventus, em partida que será disputada no estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari em São Paulo.
A esperança de retornar à elite do Paulistão permanece bem viva no torcedor do Azulão. E a diretoria rioclarista não pensa diferente. Para tanto, foi buscar um dos técnicos mais vitoriosos do interior de São Paulo para comandar a equipe na Série A2.
Com muito otimismo, João Vallim assumiu o time do Rio Claro FC no mês de dezembro passado e tem trabalhado bastante com sua comissão técnica, para que o Azulão comece bem a Série A2 que promete ser das mais difíceis, devido às equipes tradicionais e com alto poder de investimento para os padrões da divisão que estarão na disputa este ano.
O torcedor do Rio Claro FC deve esperar uma equipe bastante ofensiva, buscando o ataque do começo ao fim do jogo, como é característica das equipes treinadas por Vallim, que tem vários acessos na carreira, o mais recente com a Internacional de Limeira em 2019.
Após a eliminação precoce ainda na primeira fase na Copa Paulista, ano passado, o Rio Claro FC dispensou a maioria elenco e trouxe de volta jogadores que já vestiram a camisa do Azulão e demonstraram seu potencial técnico. É o caso do zagueiro rio-clarense Roger Bernardo, do lateral Cesinha e do centroavante Denílson, além do artilheiro Gustavo Sapeka. Uma das contratações de destaque do Rio Claro FC para a atual temporada foi o lateral Alisson, que também atua como meio-campista. Atleta trabalhou com o técnico João Vallim em 2019 na Inter de Limeira e, em 2020, conquistou o acesso à Série A1 do Paulista defendendo o São Bento de Sorocaba.
Ao mesmo tempo, o Rio Claro FC aposta em novos valores que, em princípio, serão opções para o técnico João Vallim promover alterações na equipe quando entender necessário. Entre estas opções estão os zagueiros João Victor e Gustavo e os atacantes Edgar e Cauan.
Formado por 23 atletas até o momento, o elenco do Rio Claro FC que vai tentar o retorno do clube à elite do Campeonato Paulista após 6 anos tem os seguintes jogadores:
Goleiros: Victor Golas (Novorizontino), Henrique (Atlético Itajaí-SC) e Victor Hugo (São Caetano)
Laterais: Alysson (ASA-AL/empréstimo), Cesinha (Anapolina-GO), Gabriel Sales (Cambé-PR), David (XV de Piracicaba) e Alison (São Bento)
Zagueiros: Gustavo (remanescente), Luis Octávio (Itararé), João Victor (remanescente) e Roger Bernardo (Metropolitano-SC)
Volantes: Elias Ceará (Guarany-RS), Thiago Batista (Anápolis-GO) e VT (Pérolas Negras-RJ)
Meias: Romarinho (Moto Club-MA), Patrick Felipe (Lemense) e Cesinha (São Bernardo FC)
Atacantes: Denílson (Cheongju FC/empréstimo), Edgar (remanescente), Cauan (remanescente), Gustavo Sapeka (Inter de Santa Maria-RS), Klebinho (Hirnyk-Sport-UCR) e Jadson (remanescente).
A equipe base que o técnico João Vallim tem trabalhado durante a fase de preparação tem o seguinte onze titular:
Victor Golas, Alison, Roger Bernardo, Alysson (Gustavo) e Cesinha; Elias Ceará (Tiago Batista), Romarinho e Cesinha; Gustavo Sapeka, Denílson e Patrick Felipe.
Quarta no Schmidtão!
Despois de enfrentar o Juventus neste sábado na capital, o Rio Claro FC voltará a campo pela segunda rodada do Campeonato Paulista da Série A2 na próxima quarta-feira (18), quando enfrentará a equipe da Associação Atlética Portuguesa Santista no estádio Schmidtão, às 15 horas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação/Rio Claro FC