O Velo Clube deixou escapar 3 pontos contra a Portuguesa de Desportos, pela 10ª. rodada do Campeonato Paulista da Série A2. A partida realizada no último domingo (27), no estádio Benitão, atraiu um bom público, não igual aquele registrado no dérbi, mesmo assim, o torcedor velista marcou presença nas arquibancadas levando incentivo ao Velo, em busca de mais uma vitória.
Mas não deu. No primeiro tempo, ligeiro domínio da Portuguesa, no clássico dos times rubro-verdes. Até que, aos 27 minutos, saiu o gol da Lusa, Escanteio da direita, a bola viajou pelo alto e encontrou o zagueiro Patrick. Bem posicionado, ele subiu mais que a zaga velista e fulminou para o gol defendido por Paulo Ricardo que nada pode fazer.
A partir do gol sofrido, o Velo foi pra cima, em busca do empate. O técnico Fahel Jr. substituiu o volante Eurico por Kayo Soares. A alteração deu estabilidade defensiva ao time do Velo que passou a tocar mais a bola e chegar ao ataque, mas, sem perigo ao gol defendido por Thomazella.
A Portuguesa, após sair na frente do placar, posicionou-se em seu campo defensivo e armou-se para o contra-ataque, que acabou não acontecendo.
Veio a segunda etapa e, perdido por 1 perdido por 10. O Velo tomou a iniciativa do ataque desde o primeiro minuto da etapa derradeira, encurralou a Portuguesa em seu campo defensivo, mas, uma tarde pouco inspirada dos atacantes velistas impediu a equipe de chegar ao gol de empate. Prova é que o técnico Fahel Jr, substituiu Zé Andrade e Éric Di Maria, que apesar de todo o empenho, não conseguiram repetir suas melhores atuações.
A melhor oportunidade do Velo, aconteceu aos 30 minutos, com Lucas Duni, que, aproveitando uma bola espirrada para trás pela zaga da Portuguesa, invadiu a área e bateu a gol de pé direito para a defesa de Thomazella.
Tamanha dificuldade para encontrar o caminho do gol e o forte calor que fazia em Rio Claro, na tarde do último sábado, já desanimava o torcedor velista nas arquibancadas do Benitão.
Contudo, já nos acréscimos, surgiu a grande chance do gol salvador. Eram 46 minutos da etapa complementar quando o atacante Jotapê, do Velo, surgiu livre na área da Lusa e foi derrubado pelo goleiro Thomazella.
Pênalti confirmado pelo árbitro, apesar das reclamações dos jogadores da Portuguesa. Expectativa no Benitão. O torcedor em pé nas arquibancadas, preparado para gritar gol. O meia Felipinho, camisa 10 do Velo, encarregado da cobrança. Sai o chute, colocado, sem muita força e Thomazella, atento e bem posicionado faz a defesa. No rebote, Pedrinho ainda teve a chance de empurrar para o fundos das redes do adversário, mas preferiu encher o pé na bola e ela se perdeu pela linha de fundo.
Era o fim das esperanças do torcedor velista. Final de jogo no Benitão. Velo Clube 0 x 1 Portuguesa de Desportos. Com a derrota, o Velo caiu uma posição na tabela de classificação da Série A2. A equipe manteve os 16 pontos ganhos e ocupa agora o 4º. lugar.
LEMENSE, AMANHÃ, NO BENITÃO
E o Velo Clube não terá tempo para descansar muito ou lamentar a derrota. A equipe volta à campo nesta quarta-feira (1º.) contra o EC Lemense, no estádio Benitão, a partir das 20 horas. O técnico Fahel Jr. poderá ter o retorno do zagueiro Léo Gobo, que cumpriu suspensão automática contra a Lusa. O outro zagueiro Alexandre Carvalho, ainda contundido, deve permanecer fora da equipe. A vitória é de fundamental importância para que o Velo permaneça no G8. Nas duas próximas rodadas, após o jogo contra o Lemense, o Rubro-Verde jogará fora de casa.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Divulgação