Se você recordar os momentos em sua vida que sentiu frustração, angústia e inferioridade, a maioria desses eventos aconteceu quando você se comparou com alguém. Sempre haverá pessoas melhores ou piores que você em qualquer área de sua vida.
A Neurociência tem provado que quando deixamos de ser nós mesmos, perdemos energia e com essa perda, cada vez mais, vamos ficando vulnerável a absorver mais facilmente as energias negativas de outras pessoas e até dos ambientes que frequentamos.
E que coisa é essa que faz com que você tenha energias negativas? Tratar de ser o que você não é. Você nunca irá encontrar uma semente de abóbora frustrada porque não consegue ser uma semente de trigo. Nem irá encontrar uma girafa angustiada por não ter a agilidade de uma zebra. Porque em ambos os casos fazem parte da natureza.
O ser humano é o único ser na escala evolutiva que tenta ser o que não é, ou seja, nunca se permite ser o que realmente é. E quando reconhecemos um, percebemos que ele é autêntico, ele é o que é. A espontaneidade salta a nossos olhos.
Você é único, não existe ninguém no mundo igual a você. Suas impressões digitais também são únicas e se você é único, você é especial e se você é especial, você é importante e tem valor e o Universo o apoia e vibra com você.
Quando você trata de ser o que não é, gera frustração e muita confusão e se conecta com o conceito de “Deverismo” ou “De modê”. Devo ser … Tenho que ser … É minha obrigação… Você não estará sendo nada, indo contra a natureza. Encontrar o seu melhor, essa é a chave.
Deixamos de ser quem realmente somos devido a sociedade, grupos sociais, a tendência da moda e a família que impõem direcionamento profissionalizante aos filhos. Se o filho começa a gostar de futebol: – Ah! Termina primeiro a faculdade e depois vá jogar futebol. Imagine se dissessem isso ao Messi?
A estória do patinho feio é uma excelente metáfora para a gente aprender. Ele estava no lugar errado, não se sentia confortável como pato, não andava como pato, sentia-se rejeitado, não era ele mesmo até descobrir quem realmente era, um majestoso cisne, o resto você já sabe, não é?
Em você existe tudo para estar bem e ser feliz em seus limites em qualquer lugar, com a habilidade e conhecimento que tem. Como citou sabiamente Mark Twain: “Milhares de gênios vivem e morrem sem ser descobertos – por outros ou por si mesmos”. Pense nisso!