Cada vez mais mulheres estão cruzando os corredores do Senac Rio Claro em busca de uma formação que lhes permitam empreender ou impulsionar os seus negócios. A tendência de aumento de mulheres que decidiram iniciar um negócio próprio é observada em todo país e é motivada por diferentes fatores.
Mariana Bono, coordenadora de cursos nas áreas de T.I, gastronomia, saúde e bem-estar do Senac Rio Claro, comenta que, após 2020, houve um aumento de mulheres que buscam por qualificação, seja para abrir o próprio negócio ou para impulsionar o seu empreendimento. Ela acredita que, entre outros fatores, a pandemia tenha impulsionado o empreendedorismo como forma de complementar a renda familiar.
A percepção de Mariana é endossada pelos dados da pesquisa feita pelo Linkedin publicada no Global Gender Gap Report 2022, que indicam um aumento de 41% de novas empreendedoras em 2020, frente ao crescimento de 22% em relação aos homens que começaram a empreender no mesmo período. No relatório em questão, a alta é percebida como um reflexo dos desafios profissionais enfrentados pelas mulheres durante a pandemia.
Por outro lado, dados do relatório “Mulheres Empreendedoras e seus Negócios 2022”, elaborado a partir de uma pesquisa feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), revelam que fatores como a busca pela independência e a necessidade de renda devido ao desemprego estão no topo do ranking de razões que as levaram a abrir o próprio negócio. Mas o motivo número um ainda é a realização de um sonho.
São histórias como a de Carla Valbono, que decidiu deixar a carreira de oito anos como supervisora de vendas para empreender. Valbono conta que após tanto tempo como funcionária, sentiu a necessidade de expandir as suas possibilidades, algo que o emprego atual não lhe oferecia. “Cheguei a fazer algumas entrevistas, mas não gostei, não me deram aquele brilho nos olhos, sabe?”, desabafa.
Foi então que, ao fazer pesquisas sobre vendas de semijoias para uma amiga, teve uma ideia: iria abrir a sua própria marca. Carla, que é alérgica, percebeu que poderia comprar as bijuterias com o design pronto e banhá-las a ouro ou prata, conseguindo, assim, oferecer um produto de qualidade com um bom custo-benefício. As vendas deslancharam, mas a empresária sentiu que precisava impulsionar a sua performance on-line.
Para isso, buscou formação no Senac Rio Claro. Iniciou, simultaneamente, os cursos livres em “Abertura de Empresa: o que devo fazer” e “Como vender nas redes sociais: social commerce”. Em seguida, realizou o curso livre on-line em “Criação de Post para Redes Sociais” e atualmente cursa “Fotografia para Redes Sociais”, pela mesma instituição. Ela conta que a evolução do seu desempenho nas vendas on-line foi notória. “Agora eu sei que tem uma diferença na criação de post para Story, Feed e Reels, por exemplo, e isso fez aumentar o número de contatos que recebo, consequentemente, de vendas”, compartilha.
A história de Carla é uma das tantas que atravessam o cotidiano de Mariana. A coordenadora afirma que observar esse movimento é animador. “O empreendedorismo feminino desempenha um papel fundamental para a criação de um ambiente que proporcione as mesmas oportunidades de crescimento profissional para homens e mulheres”, conclui.
A unidade do Senac em Rio Claro fica na Avenida 2, 720, Centro. Mais informações pelo site https://www.sp.senac.br/senac-rio-claro.
Foto: Rede Social