Há décadas sem uso, o prédio histórico que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado deve voltar a ser utilizado para reforçar o setor educacional em Rio Claro. Na quarta-feira (4), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) carta de intenções visando a doação ou concessão do direito de uso do prédio, localizado na Rua 1, com a Avenida 18, e construído em 1919.
Pela proposta, o Senac investirá 10 milhões de reais no prédio em obras de reforma para viabilizar a transferência. As tratativas com o governo estadual, ao qual pertence o prédio, já estão em andamento.
“Encaminhamos a solicitação ao governo estadual e a receptividade foi bastante positiva”, informa o prefeito Juninho, que agora entregará ao governo estadual o pedido oficial feito pelo Senac. O assunto já foi apresentado à Rossieli Soares da Silva, secretária estadual da Educação. O prefeito Juninho destaca que tanto Rossieli Silva, como o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e o governador João Doria, têm se mostrado atenciosos às demandas de Rio Claro.
“A partir da instalação do Senac no prédio, a comunidade é a principal beneficiada, com a ampliação na oferta de cursos profissionalizantes e geração de empregos”, explica o prefeito Juninho, lembrando também dos investimentos que o Senac deverá fazer no prédio. “É a união de esforços, em que poderes Executivo e Legislativo trabalham juntos somando forças à iniciativa privada para que a comunidade seja atendida”, acrescentou o prefeito, agradecendo ao Senac e todos os envolvidos.
A mudança representa ampliação de 300% nos atendimentos do Senac em Rio Claro, que hoje tem 500 alunos e passaria a atender mais de 2.000 alunos semanalmente. “Com a qualificação da mão de obra, todos saem ganhando, a população atendida e também os setores que irão absorver essa mão de obra mais qualificada”, observou Célio Simões Cerri, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro.
“A cidade cresce e o Senac cresce junto e isso inclui a questão social, com a geração de empregos”, enfatizou Felipe Soave Vianna, gerente do Senac, observando que a expectativa é a de dobrar o número de funcionários da instituição em Rio Claro.
“Os investimentos e utilização do espaço também irão refletir positivamente no patrimônio histórico do município, com a conservação de um espaço que já foi referência em ensino na cidade”, ressalta Daniela Ferraz, secretária da Cultura.
O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, destacou a união de esforços para que o projeto se concretize. “A palavra é gratidão pelos resultados e pela articulação que hoje é possível visando sempre o melhor para a cidade”, frisou. O vereador Geraldo Voluntário, que participou da articulação que culminou no interesse do Senac no prédio, disse que “esse é o resultado de um trabalho levado a sério”.