Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), do câmpus Rio Claro da Unesp, realiza desde domingo (24), e segue até quinta-feira (28), o “II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço” (CBOE) e o “XIV Seminário de Pós-Graduação em Geografia”.
O evento ocorre nas instalações da Universidade e tem como tema “Soberania e Ciência no século XXI: a decolonialidade do saber como novo paradigma geográfico?”.
A decolonialidade questiona o universalismo etnocêntrico e o eurocentrismo teórico muito presente ainda no mainstream das ciências sociais. É um tema novo para a geografia, mas que tem sido construído no campo das ciências sociais desde os anos de 1940, ainda com o pós-colonialismo na Europa, chegando à América Latina na década de 1990, tendo como marco a reimpressão de “Colonialidad y modernidad-racionalidad”, de Aníbal Quijano.
O objetivo do evento não recai unicamente em se responder ao questionamento do tema central. A ideia é, a partir de uma leitura geográfica, situar como esse pensamento, a decolonialidade, contribui para a construção da soberania nacional e latino-americana.
A programação das atividades, que pode ser conferida no site do congresso, objetiva oferecer um ambiente de intensa reflexão em torno das questões que tangem a geografia, especialmente aquelas que envolvem a construção de um território soberano, de um pensamento com efetiva autonomia e do avanço de uma sociedade mais humana e justa.
A edição deste ano trará debates pertinentes à sociedade, com professores das diversas áreas da geografia, tais como a professora Sílvia Selingardi Sampaio, da Unesp, que fará uma discussão sobre o desenvolvimento brasileiro e as dinâmicas do território nacional. As discussões sobre meio ambiente e as dinâmicas da paisagem contarão com a participação da docente Cenira Maria Lupinacci, também da Unesp.
Também haverá debates de temas ligados à educação contemporânea, com participação da professora Ângela Massumi Katuta, da Universidade Federal do Paraná, e a mesa de abertura terá a participação do professor Carlos Walter Porto-Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista no tema “decolonialidade” dentro da geografia, grande eixo de discussão do evento.
A mesa de encerramento, “Marielle Franco: democracia, direitos humanos e resistência popular no Brasil”, terá a participação da professora Cátia Antônia da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Izabel Cristina Rezende, integrante do Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro (CONERC), de Nilce de Pontes Pereira dos Santos, membro da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e da pesquisadora Elaine Aparecida Ramos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp em Rio Claro.
Criado como uma atividade interna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, o Seminário da Pós-Graduação é promovido com o intuito de aprofundar o debate científico da geografia entre os estudantes do programa de pós da Unesp em Rio Claro e entre a comunidade acadêmica em geral, apresentando as pesquisas realizadas no nível da pós-graduação.
Com o passar dos anos, o seminário ganhou visibilidade, expandiu-se e hoje possui dimensões de um evento nacional, com a presença de docentes conferencistas e participantes de mesas-redondas de diferentes regiões do país.
As inscrições para apresentação de trabalhos estão encerradas, mas são permitidas inscrições na modalidade ouvinte até o início do evento. Mais informações: https://cboe2019.wixsite.com/cboe.