O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Dremocratas), declarou à reportagem do Centenário que busca parcerias com a iniciativa privada para solucionar a falta de sepulturas no Cemitério Municipal São João Batista.
Conforme informou o democrata, a administração está em conversação com interessados em fazer um novo cemitério em Rio Claro. “Essa parceria vai gerar ao município 5% de espaço para atender os casos sociais”, declarou.
Juninho disse ainda que um crematório também será inaugurado em Rio Claro e a prefeitura quer fazer parceria para atender cidadãos em vulnerabilidade social.
NOVO CEMITÉRIO
Questionado se o município projeta a intenção de construção de um novo cemitério, foi enfático. “Hoje não temos condições de fazer um novo cemitério sozinhos. Por isso estamos buscando essas parcerias”.
SEM VAGAS
De acordo com o diretor de administração geral da prefeitura, Sérgio Christofoletti, o Cemitério Municipal São João Batista não tem espaço para novos túmulos. Atualmente, conforme declarou, o cemitério conta com cerca de 30 mil sepulturas. “Não temos mais lotes para concessão”, esclarece ao lembrar que as concessões nunca foram cobradas pela prefeitura.
Christofoletti acredita que Rio Claro precisa de um novo cemitério para atender a demanda. “Rio Claro precisa de outro cemitério. O prefeito está procurando uma forma de solucionar o problema”, enfatiza.
O diretor foi questionado sobre o avanço das construções de jazigos em áreas não permitidas. “Pode ter acontecido esse avanço em outras administrações. Mas na nossa não acontece mais isso. O que acontece hoje é o crescimento vertical, que é feito dentro das regras”, argumenta.
ÁRVORES
Já sobre as condições das árvores do espaço, ele enfatizou que é realizada manutenção constante, feita pela secretaria de Agricultura. “Há cerca de três meses, caiu uma árvore devido a um raio e o restante dela foi cortada pela Agricultura. Entre 2017 e 2018, duas árvores foram retiradas devido suas condições”, finaliza.