Podemos afirmar que o total de água existente no planeta terra (97,26%) está nos oceanos, e é água salgada.
Nas calotas polares e geleiras estão concentradas outros (2,05 %), e da quantidade restante (0,70%) encontra-se em áreas remotas e de difícil acesso humano e, deste pouco que resta (0,08%) do volume total, pode hoje ser considerado adequado para o uso e consumo humano.
A conferência mundial das nações unidas sobre meio ambiente, a “ECO-92”, dedicou capítulo especial à questão da água, recurso natural essencial à vida e ao desenvolvimento econômico que vem se tornando cada vez mais escasso graças à ação do homem, chegando a níveis inaceitáveis de qualidade, pois assistimos a constante degradação de nossos corpos d’água e a existência de padrões não sustentáveis de consumo de água.
Para revertemos este quadro seria imprescindível a participação de toda sociedade e consciência de direitos e deveres, inerentes à utilização da agua. “Água é um direito humano fundamental e um bem comum”, por ser essencial à vida e a todas atividades humanas.
Nós que residimos em Rio Claro e região temos privilégio de vivermos dentro da Bacia hidrográfica do Rio Corumbataí, que abastece 60% do nosso município, e os outros 40% vem do Ribeirão Claro
Mas este detalhe da bacia hidrográfica iremos tratar na próxima edição.
Um bom dia