Grande estreia da Seleção Masculina nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020! Na manhã deste quinta-feira (22), no Estádio de Yokohama, o Brasil teve bela atuação e venceu a Alemanha por 4 a 2, iniciando com tudo a corrida pela segunda medalha de ouro. O resultado coloca a Canarinho na liderança do Grupo D, com os primeiros três pontos somados.
O jogo
Tal como um avião nos ares, a Seleção Brasileira começou o jogo a 800 km/h no Japão. Sem nem sequer dar chance aos alemães, a equipe masculina do Brasil fechou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0. E poderia ter sido mais!
Marcando sob pressão desde o instante inicial, o esquadrão verde e amarelo quase abriu o placar logo aos quatro minutos, quando Matheus Cunha recebeu passe de Richarlison e chutou cruzado. Mas o goleiro Müller mandou para escanteio.
Só que a rede da Alemanha balançaria no lance seguinte. Dois minutos depois, Antony deu lindo passe para Richarlison, que invadiu a área e bateu forte para nova defesa de Müller. Entretanto, no rebote, o camisa 10 não hesitou e bateu forte para abrir o placar.
Pressionando e dificultando muito a saída alemã, a bola sobrou limpa para Richarlison na área, que tentou driblar o goleiro, mas acabou travado. Na sobra, Claudinho chutou rasteiro para outra defesa do camisa 1 da Alemanha.
Até que, na marca dos 21, Bruno Guimarães fez lançamento para Guilherme Arana, que foi até a linha de fundo e cruzou na área. Richarlison subiu mais que todo mundo e, de cabeça, fez o segundo do Brasil.
Se o goleiro alemão precisou trabalhar desde o início da partida, não foi o mesmo com Santos, que só entrou em ação aos 24 minutos, ao defender chute cruzado de Amiri.
Mas a Canarinho estava sedenta por gol. Aos 29, Matheus Cunha roubou bola no meio, avançou e abriu para Richarlison na esquerda. O Pombo dominou, olhou e, da entrada da área, chapou para o gol e marcou o terceiro do Brasil.
O quarto gol poderia ter acontecido antes mesmo do intervalo, quando a Seleção teve pênalti a seu favor. Só que Matheus Cunha, mesmo cobrando bem, parou em uma bela defesa do goleiro Müller.
Na volta para o segundo tempo, após quase ampliar com Antony e depois com Matheus Cunha, o Brasil levou um ligeiro susto. Na marca dos 11 minutos, Amiri pegou rebote na entrada da área, chutou de primeira e contou com a sorte da bola que quicou na frente de Santos e enganou o goleiro brasileiro.
No desespero em função da grande atuação brazuca, Arnold cometeu falta dura em Daniel Alves e foi expulso aos 17 minutos. Mais tarde, aos 26, Antony arriscou de fora da área e levou perigo ao gol da Alemanha. Até que, em uma bola alçada na área brasileira, Ache foi lá no alto e cabeceou para fazer o segundo dos alemães.
Só que o ataque brazuca, de fato, estava impossível. Aos 48, Paulinho recebeu na área, ajeitou na perna direita e soltou uma bomba, no ângulo, para definir o placar e a vitória brasileira na estreia em Tóquio.
Brasil: Santos, Daniel Alves, Diego Carlos, Nino, Guilherme Arana, Bruno Guimarães, Douglas Luiz, Claudinho (Malcom), Antony (Paulinho), Matheus Cunha e Richarlison (Reinier)
PARA ANOTAR NA AGENDA
2ª rodada – Brasil x Costa do Marfim
Data: 25 de julho (domingo)
Horário: 5h30 (de Brasília)
Local: Estádio de Yokohama
3ª rodada – Brasil x Arábia Saudita
Data: 28 de julho (quarta-feira)
Horário: 5h (de Brasília)
Local: Estádio Saitama
FUTEBOL MASCULINO NOS JOGOS OLÍMPICOS
O torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 reúne 16 diferentes seleções, divididas em quatro grupos com quatro equipes cada. Após a fase de grupos, os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, de onde o torneio segue no formato mata-mata até a grande final.
Em estreia pela Seleção Olímpica, Richarlison faz primeiro hat-trick da carreira: ‘Inesquecível’
Após brilhar diante da Alemanha, atacante celebrou feito no Estádio de Yokoham
Richarlison viveu uma noite e tanto em seu primeiro jogo com a Seleção Olímpica. Com três gols, o atacante liderou o Brasil na vitória por 4 a 2 sobre a Alemanha em Yokohama, na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em entrevista após a partida, ele falou sobre o sentimento de estrear na Olimpíada com uma das melhores exibições de sua carreira. Esta foi a primeira vez que Richarlison marcou três gols na mesma partida desde que virou um atleta profissional.
“Uma sensação que não tem como explicar. É meu primeiro hat-trick, ainda mais com essa camisa. Estou muito feliz, é um sonho realizado. Pedi minha liberação lá no Everton para isso, para honrar a camisa. É o que eu venho fazendo dentro de campo. Espero continuar assim. É uma noite inesquecível”, disse Richarlison.
Durante a transmissão da partida, a Rede Globo mostrou imagens da família de Richarlison em Nova Venécia (ES), sua cidade natal. Colados na televisão, os parentes do Pombo vibraram muito com a boa vitória da Seleção Olímpica na manhã desta quinta-feira (22). Depois dos três gols, ele aproveitou para mandar um recado para os seus torcedores mais especiais.
“Mandar um grande abraço pra eles. Infelizmente, tive só dois dias pra ficar lá com eles, mas foi o suficiente para recarregar as energias depois da Copa América”, lembrou.
Para fechar a noite, o atacante ainda teve o direito de escolher uma música para os seus gols, como é tradição no quadro dos “Gols do Fantástico”. Sem titubear, Richarlison escolheu “Moleque de Seleção”, a música oficial da Seleção Masculina em Tóquio.
Com a vitória sobre a Alemanha, o Brasil lidera o Grupo D no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A Seleção Masculina volta a campo na manhã do próximo domingo, contra a Costa do Marfim.
Por Assessoria CBF / Fotos: Lucas Figueiredo/CBF