Mesmo antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olimpícos de Paris, a seleção brasileira de futebol feminino inicia nesta quinta-feira (25), às 14 horas (Brasília) a sua caminhada em busca da tão sonhada medalha de ouro. Terá como adversária a Nigéria, na cidade de Bordeaux, em jogo válido pela 1ª. rodada do Grupo C.
A expectativa é boa entre as jogadoras brasileiras de que a equipe comece a disputa com o pé direito. Na sequência, o Brasil enfrentará o Japão na segunda rodada, às 12 horas, do dia 28. E fecha a primeira fase tentando superar nada menos que a Espanha, atual campeã mundial em jogo que será disputado no dia 31, também às 12 horas.
Para a disputa da Olimpíada, o técnico Arthur Elias, do Brasil, optou por mesclar experiência e juventude. Das 22 atletas convocadas, Marta, Ludmila, Tamires, Rafaelle, Angelina e Luciana já participaram dos Jogos Olímpicos.
A meia atacante Marta disputará a sua sexta olimpíada e, com 13 gols, marcados nas cinco edições anteriores (Atenas, 2004; Pequim, 2008; Londres, 2012; Rio, 2016; e Tóquio, 2021), pode bater o recorde de 14 gols que pertence a também brasileira Christiane, ausente da seleção em Paris 2024, por opção do técnico Arthur Elias. Marta foi medalha de prata com a seleção brasileira em Atenas-2004 e Pequim 2008.
Nos únicos dois confrontos contra a Nigéria, o Brasil saiu-se vencedor. Foi no Mundial de 1999, nos Estados Unidos, com vitória na prorrogação por 1×0, com gol da meia Sissi, em cobrança de falta, após empate por 3×3 no tempo normal. Já em Pequim 2008, o triunfo brasileiro veio por 3×1, com 3 gols da artilheira Christiane.
Para enfrentar a Nigéria, a seleção brasileira feminina deve ir à campo com: Lorena; Antonia, Thais Ferreira, Rafaelle e Tamires; Vitória Yaiá, Duda Sampaio, Adriana e Ludmilla (Gabi Portilho); Marta e Gabi Nunes (Jheniffer). Técnico: Arthur Elias.
A Nigéria, do técnico Randy Waldrum deve formar com: Chimaka Nnadozie; Osinachi Ohale, Chidinma, Michelle Alozie e Blessing Demehn; Christy Ucheibe, Deborah Abiodun, Rasheedat Ajibade; Jennifer Echegini, Uchenna Kanu e Chinwendu Ihezuo.
O canal Sport anuncia a transmissão ao vivo do jogo, a partir das 14 horas, desta quinta-feira (25), para todo o Brasil.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Chico Peixoto