Na tarde de ontem (2), o técnico Arthur Elias definiu a lista de 18 convocadas da seleção brasileira feminina de futebol que estará disputando a Olimpíada de Paris-2024. A craque Marta integra o elenco e irá disputar a sua sexta olimpíada. Porém, a experiente atacante Cristiane ficou de fora. Confira a lista:
- Goleiras: Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG)
- Zagueiras: Tarciane (Houston Dash-EUA), Rafaelle (Orlando Pride- EUA) e Thais Ferreira (UD Tenerife-ESP)
- Laterais: Antônia (CBF), Tamires (Corinthians) e Yasmim (Corinthians).
- Meio-Campistas: Yaya (Corinthians), Duda Sampaio (Corinthians) e Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP)
- Atacantes: Gabi Portilho (Corinthians), Adriana (Orlando Pride-EUA), Kerolin (North Carolina Courage-EUA), Ludmilla (CBF), Marta (Orlando Pride-EUA), Jheniffer (Corinthians) e Gabi Nunes (Levante-ESP).
Além destas jogadoras, mais 6 foram convocadas para completar os treinamentos, podendo ainda serem inscritas para a Olimpíada, caso haja motivo que justifique. São elas: Natascha (goleira do Palmeiras), Mariza (zagueira do Corinthians), Vitória Calhau (zagueira do Cruzeiro), Laís Estevam (meio-campista do Palmeiras), Letícia Monteiro (meio-campista do Corinthians) e Amanda Gutierres (atacante do Palmeiras).
O Brasil está no Grupo C dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Estreia na competição contra a Nigéria, no dia 25 de julho, em Bordeaux, às 16 horas. Na sequência, encara o Japão, dia 28 de julho, em Paris, às 12 horas. O último jogo da primeira fase será contra a Espanha, atual campeã mundial, dia 31 de julho, novamente em Bordeaux, às 12 horas. Vale mencionar que os horários correspondem ao horário de Brasília.
A disputa da medalha de ouro do futebol feminino na Olimpíada de Paris-2024 será no dia 10 de agosto. Na primeira fase, classificam-se as duas melhores equipes de cada grupo mais as duas melhores terceiras colocadas. A partir da segunda fase, os jogos passam a ser eliminatórios.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Leandro Lopes/CBF