Muita gente tem levado a vida demasiadamente a sério, vivem sofrendo antecipadamente todos os eventos de sua vida e o pior é que conseguem deixar seu futuro um tanto desaminador e repleto de medo e incertezas.
Que tal se permitir ser um pouco tolo? É isso mesmo, você não leu errado. A palavra sally (tolo) deriva do alemão que significa “abençoado”. Há algo de sagrado na condição inata de ser tolo, em viver em paz, tolerante com o Universo e estar ciente da sabedoria do coração revelado no humor e na benção.
O grande místico alemão do século XVI, Javolo Bohme, escreveu que aqueles que procuram trilhar a senda do coração frequentemente são vistos como tolos e salientou que “o caminho que conduz ao amor de Deus é insensatez para o mundo, mas é sabedoria para os filhos de Deus, que confiam Nele e no Seu amor incondicional”.
A capacidade de doação e o desapego no mundo em que você está vivendo é o ponto fundamental para viver em harmonia frente às adversidades que aparecem em seu caminho, desafios para você reconhecer a sua grandeza.
A lição que podemos aprender com o coração é que não estamos livres do sofrimento, mas podemos escapar desse sentimento nos permitindo sorrir nas adversidades. O filósofo Friedrich Nietzide observou: “O animal que experimentou o sofrimento mais intenso da Terra inventou o riso”.
A Neurociência tem provado que rir estimula os hemisférios cerebrais e promove descontração e boa disposição. Quanto mais você se permitir rindo descontraidamente com os outros, maior probabilidade haverá de você estar ativando o código do cérebro.
E quanto mais estiver rindo com os outros, tanto mais será possível que você esteja em harmonia com sua alma e seu coração, recebendo cada vez mais uma das dádivas mais negligenciadas que nosso sistema orgânico tem para oferecer a um coração alegre e feliz.
Diagnosticado com uma doença grave, Norman Cousins curou a si mesmo com doses de vitamina C e filmes de comédia num quarto de hotel na década de cinquenta, escreveu: “De todas as dádivas concedidas pela natureza aos seres humanos, o riso corajoso deve estar entre os mais importantes”.
Parece difícil? O apóstolo Paulo afirma: “Aprendi a ser alegre”. Ele está nos mostrando que podemos aprender a ser alegres e tolos de vez em quando. Rir de você mesmo e com os outros é um excelente treinamento para ser feliz. E como tudo se aprende, que tal se surpreender agradavelmente dando uma boa gargalhada no final deste artigo e quem sabe, sentir-se muito bem pelo resto de seu dia? Pense nisso!