Durante conversa com o novo comandante do 37º BPMI, tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, ele destacou como serão os trabalhos durante o feriado prolongado de carnaval.
A Polícia Militar intensificará patrulhamento nas proximidades dos eventos, que devem concentrar grande público. “O número de folgas dos policiais será reduzido e o efetivo reforçado durante os dias de carnaval”, afirmou o secretário.
Ele destacou que o planejamento gira em torno, propriamente, nos locais de eventos. “A Polícia Militar trabalha com redução de folga, vai fazer o entorno dos eventos, focando a prevenção de furtos de veículos. A Guarda Municipal e contingentes de vigilâncias particulares tomarão conta do local do evento. As câmeras do sistema de segurança estarão voltadas para a região de onde acontece o carnaval”, esclareceu.
Porém, deixou claro que os trabalhos desenvolvidos no dia a dia não sofrem alteração. “O policiamento da cidade não é modificado. Nós temos os bairros que vão continuar sendo atendidos, com os policiais atendendo as demandas que porventura surjam. Inclusive, continuaremos com as operações que já vêm sendo realizadas, com bloqueios e fiscalização com etilômetros”, afirmou.
OPERAÇÃO
No estado de São Paulo, de acordo com o governo, as polícias Civil e Militar realizam, entre sexta-feira (1º) e quarta-feira (6), a Operação Carnaval Mais Seguro, com o objetivo de reforçar a segurança da população durante todo o período do feriado prolongado. Além do policiamento regular já destacado diariamente, os efetivos das polícias Civil e Militar serão reforçados. Já no primeiro dia de operações, 21.139 policiais e 8.375 viaturas estarão nas ruas para as ações preventivas e ostensivas. Na Polícia Civil, serão empregados 10.780 agentes e 1.400 viaturas para todo o período.
Orientações
Para quem vai curtir o Carnaval em locais com grande público, o alerta da Polícia Militar é principalmente quanto ao uso do celular. “É importante estar atento com o aparelho, no momento que for tirar foto, evitar deixar exposto por muito tempo, olhar o ambiente antes de levantar o celular. Guardar em lugar seguro, evitar o bolso de trás da roupa.
Para as mulheres que carregam bolsa, sempre verificar a forma mais segura de segurá-la e andar em grupos. E cuidado com transações bancárias”, alertou, acrescentando ainda orientações para os moradores que vão deixar as residências. “Sempre deixar uma luz acesa, avisar um vizinho de confiança para observar a casa e, quando retornar, ficar atento a qualquer situação suspeita”, salientou.
Secretaria de Segurança Pública do Município
Conforme declarou ao Diário do Rio Claro o secretário de Segurança Pública do município, Marco Antonio Bellagamba, a atuação da Guarda será reforçada nos pontos de entrada e interior do Jardim Público. “Vamos permanecer na segurança desses locais com vistas a coibir furtos e roubos de veículos.
Todos os dias trabalharemos com mais de 50 GCMs, além do apoio da Defesa Civil, Vigilância Patrimonial, Mobilidade Urbana e outras secretarias”, afirmou Bellagamba, destacando ainda as orientações. “Os excessos devem ser evitados. E procure estacionar os veículos em ruas iluminadas e não saia com objetos de valor à mostra”, alertou o secretário.