O secretário executivo de Desenvolvimento Social, Paulo Mathias, esteve em Rio Claro nessa quarta-feira (23).
Conforme publicado no Centenário, ele visitou a Comunidade Terapêutica Peniel, mas devido à agenda apertada não conseguiu almoçar no Bom Prato. Ambos os projetos são iniciativas do governo Paulista.
Em entrevista ao Diário do Rio Claro, Mathias enfatizou que a pasta deve realizar um trabalho autônomo focado no ciclo social completo: acolhimento, capacitação e reinserção no mercado de trabalho. “Nosso foco não é jogar a pessoa em situação de rua no mercado. Mas o Estado criar esse mecanismo e gerar emprego para essa pessoa”, diz.
SITUAÇÃO DE RUA
O secretário enfatizou que visitou o município a convite da vereadora Carol Gomes (PSDB), que destacou a mudança de perfil da pessoa em situação de rua. “O perfil mudou. Muitas dessas pessoas são usuárias de álcool e drogas e nossa proposta é apresentar essa mudanças ao governo estadual com essa nova gestão”, diz a tucana.
Mathias esclarece que esse diagnóstico é fundamental para as políticas públicas do governo. “Prefiro quando as demandas são apresentadas por parlamentares, que sabem a real necessidade das regiões”, frisa.
Por fim, diz que é preciso uma flexibilização na legislação que, segundo ele, para obter um emprego é necessário o interessado na vaga comprovar endereço. “Temos dois caminhos: um, é a conscientização das empresas ao explicar que essas pessoas estão recomeçando a vida e, muitas vezes, podem estar em casas transitórias.
Outro ponto que já estamos articulando com os deputados é a alteração da legislação. É um problema político que precisa ser enfrentado. Com isso, vamos dar oportunidade de emprego”, finaliza.