Na manhã de ontem (14), o secretário estadual de justiça Paulo Dimas Mascaretti veio a Rio Claro para uma visita técnica ao novo Fórum de Rio Claro que após longos anos teve sua obra concluída. A parte estrutural está pronta, novos trâmites são realizados para que alguns setores do Fórum, que funcionam na região central, possam ocupar as novas instalações. “Os serviços que virão para cá são as varas criminais, a vara da execução, infância, juventude e júri e a vara da Fazenda Pública, isso vai permitir que o prédio da área central seja melhor utilizado porque hoje tudo fica amontoado lá, assim será redistribuído o serviço. O mais importante é que no novo Fórum o serviço vai ser oferecido da forma que deve ser, as pessoas vão ter um lugar decente para poder aguardar audiência, não vão ser misturadas testemunhas de defesa e acusação, as carceragens serão separadas para presos, presas e infância e o mais importante, a população vai ficar mais tranquila no Centro, porque não vai haver movimentação diária de policiais, de presos, de caminhos de presos, isso acaba afetando a segurança do nosso Centro, já tivemos problemas com fuga de presos. Esperamos que com o novo prédio isso se resolva”, destacou o juiz Cláudio Pavão, diretor do Fórum de Rio Claro.
Ao Diário do Rio Claro, o secretário estadual de justiça destacou a relevância da obra e do resultado final. “Vim constatar a rigidez da obra, verificar se tudo está atendendo o projeto que foi idealizado e verificamos que está tudo organizado, uma obra tecnicamente bem realizada, não identificamos defeitos na construção. Um prédio moderno, bem arejado, vai ser muito bem utilizado com certeza pelo judiciário. Estamos aguardando agora a instalação da cabine elétrica na parte externa que será feita pela Elektro e fazermos os testes dos equipamentos e, assim, concluirmos a entrega oficial para o poder judiciário”, afirmou Mascaretti.
A OBRA
A construção do novo prédio do Fórum foi iniciada em 2010 e interrompida em julho de 2014, na administração anterior. Depois de quatro anos de paralisação, a prefeitura retomou a obra em 2018, após um trabalho conjunto realizado pela administração municipal em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. O prédio foi construído na Cidade Judiciária, atrás da Unesp, no bairros Vila Nova e entre os bairros Bela Vista e São Miguel. A finalização da obra conta com investimentos de R$ 5,04 milhões. “Rio Claro necessitava muito disso e sabemos do que aconteceu no passado. Uma obra que se iniciou em 2008 para ficar pronta em 2010, mas na gestão passada contratou uma construtora que simplesmente abandonou a obra, deixou esse prédio totalmente entregue a deterioração, à invasão. Depois de muita luta conseguimos reestabelecer o convênio com o governo do estado que arcou com 80% da obra e município com 20%. Conseguimos licitar e contratar a construtora para finalizar a obra. Vai ser muito útil para a população para a comunidade dos advogados, e para a comunidade judiciária de Rio Claro”, observou o secretário municipal dos negócios jurídicos Rodrigo Ragghiante
Fotos: Divulgação