O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou de um painel temático sobre segurança na 5º edição da CONEXIDADES, na manhã dessa quarta-feira (08), no Guarujá. O evento vai até o próximo dia 11 e busca fomentar um debate sobre o futuro das cidades.
“Estamos unindo vereadores e prefeitos em uma conexão de cidades. Quantas coisas boas ocorrem nos municípios que o outro não sabe. Aqui é a hora da troca do conhecimento” afirmou o general Campos, que completou “A segurança pública nasce onde as pessoas moram”.
Em sua fala, o secretário apresentou um balanço dos três anos e meio de sua gestão à frente da pasta. Entre os temas foram abordados: investimentos em novas tecnologias e equipamentos, criminalidade e efetivo.
Investimentos
Desde de 2019 a Secretaria da Segurança Pública entregou para suas polícias 9.519 viaturas, 135 Drones e a compra de mais três helicópteros. Além da compra de 8,1 mil Bodycams e mais de 61 mil novas armas.
Foram criados 10 novos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEP) e 12 novos DEICs. Um investimento de mais de R$ 1 bilhão.
Criminalidade
Em seu discurso, o secretário lembrou que em 2001, o Estado de São Paulo registrava 33,3 mortos por cem mil habitantes. Hoje, é o quinto ano seguido que o índice de Homicídio Doloso fecha na casa dos seis mortos por cem mil habitantes. Ainda realçou o resultado do Atlas da Violência, publicado pela Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2021, onde São Paulo é considerado o estado mais seguros para todas as faixas etárias.
A Operação Sufoco também foi lembrada pelo general no combate à criminalidade. Nos 35 dias da ação foram detidas mais de 4,1 mil pessoas e vistoriados cerca de 255 mil veículos, sendo 89,2 mil motocicletas. Foram apreendidos 10,1 mil veículos, sendo 4,3 mil motos, e recuperados um total de 568 veículos que haviam sido roubados ou furtados.
Até o momento, foram apreendidas, cerca de 24,4 toneladas de drogas e 248 armas. Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, R$ 122,8 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.
Efetivo
“Honra e Gloria as três forças. São Paulo tem os melhores indicies de Segurança Pública do Brasil. E isso devemos a essas polícias”, afirmou o secretário ao falar sobre o efetivo das policiais.
As forças de segurança do Governo do Estado contam com mais 109 mil profissionais, divididos em 645 municípios. Sendo 82 mil policiais militares, 23 mil policiais civis e três mil policiais científicos. Na gestão do general Campos, foram formados 12,8 mil servidores.
Foto: Divulgação