Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o secretário de Obras Ivan de Domenico revelou algumas ações previstas pela pasta ainda neste ano. Após intervenção que permitiu a abertura da Rua 21 facilitando o trânsito naquela região e possibilitando uma segunda via de acesso rápido em alternativa à Rua 14, agora, outra abertura deve agilizar o tráfego. “Vamos abrir a Rua 14 com a Saburo Akamine, fazer com que ela atravesse a Rua 14 por meio de sinaleiro e ela sai na Samambaia, na Rua 8. Com isso o condutor ganha muito tempo. São pequenas coisas em que podemos melhorar a trafegabilidade. Recebemos de doação como contrapartida as luminárias de Led e vamos fazer um jardim ali também”, esclarece Domenico, que lembrou ainda que intervenção semelhante foi feita na Rua 21.
“A Rua 21 melhorou muito o transito por lá, interligando toda região do Jardim São Paulo e Claret, ligando até a Avenida Gurgel. Antes os motoristas só tinham o caminho da Rua 14, porque a Rua 21 tinha vários impeditivos, hoje temos duas alças de acesso na antiga rotatória da rodoviária e uma terceira pista de espera e isso encurta o trajeto. Foi uma obra simples, feita com mão de obra própria da prefeitura, não precisou de licitação”, ressalta o secretário.
ASFALTO
Outro tópico abordado pelo secretário foi acerca de financiamento contratado pela administração para o recapeamento das vias do município. “O prefeito Gustavo vem criando condições para aumentar a arrecadação no município, por isso será possível pagar com tranquilidade o financiamento. E hoje temos uma demanda violenta por tapa-buracos e a prefeitura, no momento, só tem duas equipes com quatro pessoas cada uma. Até por isso peço para que a população tenha paciência, pois estamos ainda sem a terceirizada, em licitação para massa asfáltica e somente duas equipes”, acrescenta.
Segundo Domenico, com o financiamento será possível asfaltar praticamente todas as vias. “O asfalto tem um prazo de vida útil, quando o asfalteno evapora ele craquela, entra água, amolece o chão e então vai tudo embora. Para essa licitação elaboramos um termo de referência para que as futuras pavimentações sigam os métodos do DER e USP, que classificam as vias pelo número de veículos que transitam por ela. E daí então sai a espessura da capa e da base. Por exemplo, uma de tráfego médio vai ter 14 cm de base e 5 cm de capa. Tráfego pesado vai ter em torno de 18 cm de base e 6 cm de capa”, esclarece o secretário.
Além disso, ele lembra que foi em 2009 que aconteceu serviço semelhante, porém apenas no Centro histórico da cidade. “Vamos recuperar o asfalto, que é uma das principais demandas que temos na nossa secretaria e atender também bairros que não tem asfalto. Ainda não tenho especificamente quais ruas ou bairros. Mas com certeza faremos de forma equânime, utilizando o recurso de forma a abranger o maior número de pessoas, quanto mais gente se beneficiar, melhor.”
AJUDA
A ajuda e apoio dos munícipes e empresários foi outro ponto elencado pelo gestor. “O bom é que a população rio-clarense é muito boa e tem nos ajudado bastante. Estamos fazendo os sanitários em frente ao Cemitério com recurso dos empresários da cidade, isso é bom porque significa que a administração tem fidúcia. Os empresários têm nos ajudado porque não encontramos os cofres cheios”, observa, lembrando que os sanitários vão atender a todos os alunos e professores das auto-escolas, inclusive com uma sala para guardarem equipamentos de sinalização.
PROJETOS
Para o ano que vem, a grande realização prevista pela pasta é a construção de um piscinão no Jardim São Paulo para barrar as enchentes do Córrego Wenzel, que geralmente interditam a Avenida Castelo Branco. “É um problema antigo, estamos terminando os estudos hidrológicos e, em vez de fazer uma caixa para receber a água, vamos fazer um parque gramado, uma bacia que receberá as águas do Córrego Wenzel, de forma que tenha volume suficiente para acumular a água enquanto durar a tormenta”, conclui.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro