O programa Diário MA TV desta terça-feira (3) entrevistou a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, que visitou Rio Claro para participar de evento relativo à campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas”, que visa fortalecer a segurança, a saúde e o empoderamento das mulheres paulistas. A ação começou em 21 de novembro e terá, ao todo, três semanas de mobilização pelo fim da violência contra a mulher.
De acordo com Valéria, a iniciativa visa informar às mulheres paulistas os programas desenvolvidos pelo governo de São Paulo voltados para o público feminino. Rio Claro integrou o seleto grupo de cidades que receberão atividades da campanha. Para ela, é importante “sair da capital e trazer para o interior tudo que o governo está fazendo”.
A secretária ressaltou o poder da informação em todos os âmbitos. “A informação é uma arma poderosíssima, se você tem informação sabe onde buscar ajuda quando precisa. Não adianta nada ter uma ampla rede de proteção construída se as mulheres não sabem que ela existe”, comentou.
Na palestra ministrada em Rio Claro, Valéria falou sobre o rompimento de ciclos, ou seja, oferecer condições para que as mulheres consigam se libertar de uma situação de violência doméstica. “Muitas vezes, as mulheres ficam subjugadas aos seus agressores porque não têm condições, não têm emprego e renda para sustentar a si própria e os filhos. Esse trabalho que começamos em setembro com as carretas de mamografia e empreendedorismo, leva os serviços onde a mulher mais vulnerável está precisando de auxílio para que ela saiba seus direitos e tenha ali seu atendimento”, explica a secretária.
Conforme ela, o trabalho envolve várias secretarias estaduais e também a Defensoria Pública. Valéria destacou a importância da carreta do empreendedorismo que oferece capacitação para que as mulheres possam montar seu próprio negócio e ter uma nova chance para mudar de vida.
Além do curso do empreendedorismo, também é oferecido o curso de fotografia digital para que as empreendedoras saibam como fazer propaganda de seu negócio nas redes sociais. “Essa jornada da carreta traz uma nova chance para as mulheres, um recomeço, através de ingresso no mercado de trabalho ou por meio do seu próprio negócio. Elas recuperam a autoestima e passam a acreditar em si, rompendo os ciclos de violência em busca de uma nova vida”.
A secretária ressaltou que a campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas” combate todo tipo de violência contra a mulher e não apenas a física que é mais aparente. “O que mais me preocupa é a violência psicológica, que é invisível e tem alto poder destrutivo. Essa violência vai minando a pessoa, tirando todo seu valor e energia, e ela não consegue sair desse tipo de situação”, observou Valéria lembrando que a violência contra a mulher acontece em todas as classes sociais e não apenas na periferia.
A secretária lembrou ainda que a violência não ocorre apenas de homem contra mulher, mas também de mulher contra mulher, o chamado wollying. Segundo ela, essa forma de bullying praticada por mulheres contra outras mulheres é uma forma de violência psicológica que precisa ser combatida.
Além da palestra no Ciesp, a secretária participou da inauguração do projeto rio-clarense “Mulheres pela Fé”, presidido por Amanda Servidoni. Instalado na Rua 3 com a Avenida 11, nº 591, Centro de Rio Claro, o projeto pretende ampliar o trabalho e o público poderá contar com atendimento jurídico, social, psicológica, odontológico, entre outros. Mais informações em: @mulherespelafee.
A entrevista da secretária estadual Valéria Bolsonaro ao programa Diário MA TV pode ser conferida, na íntegra, pelo link https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário