Recados, mensagens positivas, recortes de jornais, objetos e até uma máscara de proteção. Este é o conteúdo da cápsula do tempo que a prefeitura de Rio Claro, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, enterrou ao lado da Sala Verde do Lago Azul, na tarde de quarta-feira (23).
Com a pergunta “Como você gostaria que Rio Claro estivesse daqui seis anos?”, várias mensagens foram deixadas no artefato que será aberto na véspera do aniversário de 200 anos da cidade, daqui a seis anos, em 2027.
As mensagens foram colocadas em um pote de vidro, que foi lacrado e envolto em uma sacola plástica que também foi fechada para proteger e preservar da umidade do solo e outras intempéries climáticas, o conteúdo das mensagens.
“É uma atividade para reflexão da sociedade, principalmente do momento que estamos passando. Faz mais de um ano que, por conta da pandemia, não recebemos ninguém na Sala Verde e essa foi uma maneira de trazer a população de volta”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.
Acompanhado do coordenador da Sala Verde, Leonardo Andrade, o secretário também deixou uma mensagem na cápsula e depositou uma máscara de proteção como forma de registrar a pandemia causada pelo Covid-19 no momento em que o evento foi realizado.
“Esperamos que, quando a cápsula do tempo for aberta, a pandemia seja apenas parte da história e que possamos ter aprendido e evoluído com essa situação”, diz Leonardo Andrade.
A atividade faz parte do cronograma que celebra o mês do meio ambiente e também o aniversário de 194 anos da cidade.
Foto: Divulgação