A Secretaria de Segurança Pública de Rio Claro destacou que o município apresentou queda nos indicadores criminais. A avaliação foi feita com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública do estado até o mês de novembro, ou seja, até a última estatística divulgada pela SSP. Um dos crimes que teve redução foi o de homicídio com 12 casos no município de janeiro a novembro de 2019, em 2018 foram 22, 2017 o registro foi de 21 casos e em 2016, 29 homicídios.
Para o secretário da pasta no município Marco Antonio Bellagamba o destaque maior fica para a redução de furto e roubo de veículos com 463 registros em 2019, já em 2018 foram 731. “Além do empenho das forças de segurança, a instalação dos Leitores Automáticos de Placas (LAPs) tem nos ajudado a reduzir os índices desses crimes”, observou.
Os leitores automáticos de placas formam uma “muralha eletrônica” contra a ação de criminosos, dando mais agilidade para as forças de segurança que atuam no município e maior tranquilidade para a população. Os equipamentos são interligados ao sistema Detecta, a partir de convênio do município com o governo estadual, permitindo que veículos roubados ou furtados sejam identificados instantaneamente ao passarem pelos pontos de monitoramento espalhados pelo município, sobretudo nas entradas da cidade. Assim que um veículo furtado ou roubado passa pelo leitor, o sistema recebe a informação, que chega para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima é acionada, o que dá mais rapidez na procura e localização do veículo.
OUTROS ÍNDICES
A estatística aponta também um número menor de roubos, sendo registrados em 2018, 738 casos e no ano passado até novembro 464 roubos. Para o secretário o trabalho em conjunto com diversos setores tem feito a diferença. “Sem dúvida nenhuma a integração das forças de segurança, Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil unidas contra a criminalidade, tem levado aos resultados”, disse. Bellagamba observou ainda ser de extrema importância seguir com as ações de parceria. “Continuar essa diminuição de registros, zelando para o aperfeiçoamento da integração das forças de segurança, objetivando um serviço de qualidade, sério e competente para a população de Rio Claro”, finalizou.
Foto: Diário do Rio Claro/Arquivo