No próximo sábado (18), a prefeitura de Rio Claro, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, vai realizar três grandes ações de limpeza e conscientização ambiental na cidade.
A iniciativa faz parte das ações do “Dia Mundial da Limpeza”, cujo objetivo é realizar, ao redor do mundo, ações de limpeza no âmbito ambiental em um único dia.
“Esta será a quarta edição mundial do evento e pela primeira vez, a cidade de Rio Claro vai participar. A nova gestão municipal acredita que ações ambientais comunitárias transformam e ajudam a conservar o planeta”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.
Em Rio Claro, serão realizadas três ações, todas a partir das 8h30. Uma delas será a Ecofaxina em área verde no bairro Santa Clara 2. Com apoio da Defesa Civil e do Tiro de Guerra, o ponto de encontro será na Travessa A, com a Avenida M45. Na área, será realizado mutirão para a recolha de lixo no local que é ponto de descarte irregular de resíduos.
Outra ação será a realização de campanha de conscientização no Lago Azul, em frente ao Centro de Formação Ambiental, na Sala Verde (entrada pelo portão da Rua 2-A), que vai abordar a responsabilidade do descarte correto de resíduos e coleta das fezes dos animais de estimação.
“Convidamos a população para participar destas ações que tem como objetivo, melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente, além da conscientização de toda a comunidade. Com a colaboração de todos, manter a cidade mais limpa, por mais tempo, torna mais viável e possível”, acrescenta o secretário, reforçando a importância de todos comparecerem com máscaras, respeitando o distanciamento e os protocolos de saúde e higiene.
A terceira ação será realizada somente pela secretaria municipal de Meio Ambiente, na estrada municipal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, próximo ao bairro Cachoeirinha. Com apoio da Sustentare, será feita a limpeza de toda a área, que também é outro ponto recorrente de descarte irregular. Logo em seguida, será feita a revitalização da área, visando impedir novos descartes.