Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado Na última sexta-feira (3), Paulo Meyer e Vilson Andrade, da coluna Inclusão em Debate publicada no Diário, entrevistaram a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de SP, Célia Leão. Em sua trajetória são 30 anos no Poder Legislativo, como Vereadora de Campinas e sete Mandatos consecutivos como Deputada Estadual/SP, advogada concluindo MBA / FGV (Economia e Gestão em Relações Governamentais. Ficou paraplégica aos 19 anos, em decorrência de um acidente de automóvel. Casou-se e teve de três filhos, após o acidente.
Inclusão em Debate: O que levou atuar na vida pública?
Célia Leão: Viver é um ato político! Depois do meu acidente, aos 19 anos, resolvi atuar neste ramo, principalmente com Leis. Eu vivi na pele diversas dificuldades enquanto mulher, enquanto pessoa com deficiência, senti então a necessidade de trabalhar com isso e poder criar cada vez mais políticas públicas que deem uma qualidade de vida melhor às pessoas com deficiência.
Na vida pública, eu espero deixar um legado de conquistas, acessibilidade, inclusão e pertencimento para todas as pessoas com e sem deficiência.
Pude, com a experiência de mais de 28 anos no Legislativo, implementar, aplicar e executar políticas públicas às pessoas com deficiência.
Inclusão em Debate: No ano de 2018 fizemos uma entrevista, quando a Secretária, posteriormente iniciaria o trabalho na Secretaria de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, naquela momento apontou como desafio trabalhar para todos os municípios do estado (645 municípios), foi possível atingir este objetivo?
Célia Leão: A oportunidade de trabalhar como Secretária de Estado no governo do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, está sendo repleta de ensinamentos e lições valiosas que vou carregar por toda a vida. Um trabalho voltado e pensado para a criação de políticas públicas, ações e programas que pensem, auxilie e dê suporte para a pessoa com deficiência. Trabalhar com essas mentes brilhantes foi uma escola cujos aprendizados nunca irei esquecer de colocar em prática. E, sim, nós buscamos da melhor forma possível atingir a todos os municípios do estado da São Paulo, principalmente os que mais precisam.
Inclusão em Debate: Lideranças e movimentos de luta por direito das pessoas com deficiência, nos últimos anos fizeram grandes enfrentamentos contra tentativas, muitas vezes de até mesmo retirada de direitos da pessoa com deficiência, já estabelecidos. Por que estas tentativas persistem, na opinião da Secretária, acredita que ainda corremos riscos? Lembrando sua trajetória de movimentos como a fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência.
Célia Leão: É um risco como qualquer outro, mas nós estamos aqui trabalhando e lutando para que isso não aconteça de forma alguma, pelo contrário, nós queremos e buscamos que os direitos das pessoas com deficiência sejam cada vez mais assegurados, pois assim como qualquer outra pessoa, as pessoas com deficiência merecem, podem e devem viver com qualidade de vida.
Inclusão em Debate: Na opinião da secretária quais são os avanços e desafios para inclusão em nosso País?
Célia Leão: As pessoas com deficiência tiveram grandes conquistas nesses anos de luta, entretanto ainda há muito para se conquistar. É preciso exercitar esse olhar mais atento e mais direto e, assim, entender que a luta da pessoa com deficiência é a luta de todos. A medida mais urgente é cada vez mais informar para todos o que é ser uma pessoa com deficiência e ter uma deficiência. Fazer com que todos entendam que pessoa com deficiência é uma pessoa antes da sua deficiência, uma pessoa que tem direito de trabalhar, de se relacionar, de estudar, entre tantas outras coisas que qualquer ser humano tem direito de fazer e realizar.
CÉLIA LEÃO
“A medida mais urgente é cada vez mais informar para todos o que é ser uma pessoa com deficiência e ter uma deficiência”, destaca Célia Leão em entrevista à Coluna Inclusão em Debate sobre o dia Internacional da Pessoa com deficiência
Por Redação DRC / Foto: DXivulgação