Na manhã de quinta-feira (8), a secretária de Educação Valéria Vellis esteve no Plenário da Câmara para falar com os vereadores sobre o projeto 63/2021, de autoria do prefeito Gustavo Perissinotto que está em tramitação na casa e deverá constar na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária.
O projeto dispõe sobre a criação do novo Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS-FUNDEB. O projeto atende a lei n° 14.113/2020 da Constituição Federal.
Valéria foi elogiada pelos vereadores por sua postura e didática na explicação dos trabalhos que estão sendo realizados na Secretaria de Educação. A secretária explicou aos vereadores sobre a vacinação dos profissionais da área no município, que deve acontecer em breve. “As secretarias de Educação municipais estiveram em reunião online com o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, que explicou como será feita a imunização dos profissionais. Serão vacinados profissionais ativos na escola com idade a partir de 47 anos”, explicou.
Valéria explicou que os profissionais da Educação que atendem aos requisitos deverão realizar um cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao com os documentos pessoais e os dois últimos holerites (fevereiro e março) e que o documento gerado para a vacinação terá um QR Code que impossibilitará fraudes. A imunização desses profissionais está marcada para ter início em 12 de abril e será realizado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras e Secretarias de Saúde dos municípios.
“A vacinação dos profissionais da Educação tem como principal objetivo garantir mais segurança no retorno das atividades presenciais nas escolas”, disse Valéria, que afirmou ainda que a retomada presencial das aulas na rede municipal deve acontecer no segundo semestre desse ano, entre os meses de julho e agosto.
Outro tema da reunião foi a retomada da Cesta Verde Escolar para os alunos da rede pública do município, no qual mais de 30 mil alunos são beneficiados; Manutenção, segurança e zeladoria dos prédios escolares e transporte escolar.
Foto: Divulgação