Que a atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo, saúde e qualidade de vida, todo mundo sabe. Mas na prática muita gente vai adiando para aderir e escolher uma modalidade que traga satisfação, ou até mesmo praticar por necessidade.
Era mais ou menos assim com a Corretora de Imóveis Luciana Cruppi Marcos, que precisou mudar os hábitos a partir de uma recomendação médica. Ela conta que era totalmente sedentária e para contribuir, a alimentação era toda desregrada “Não praticava nada de exercício. Não comia verduras, frutas e nem legumes. Comia muitos doces, pães, massas e consumia refrigerante, tudo em exagero, a semana toda”, conta.
Mas tudo tem suas consequências e Luciana se viu obrigada a se reeducar, mudar a maneira de pensar, agir e de se alimentar. A saúde começou a dar alerta. “Passei a sentir alguns sintomas, como tontura. Fui na médica que pediu exame e constatou que eu estava com a Pré-Diabetes alta. A endocrinologista me chamou a atenção e isso foi um impulso”, relata.
Hoje, segundo ela, está realmente transformada. Perdeu 17 quilos em seis meses. O segredo? Alimentação saudável e caminhada. Ela escolheu a atividade por ser ao ar livre e por ser a que lhe dá mais ânimo para praticar. Os resultados foram muitos. Não só os dígitos a menos na balança. “Melhorou tudo. Estou mais disposta e com melhor autoestima”, diz Luciana.
Agora as cores e sabores de frutas e legumes estão sempre presentes nos pratos da corretora, já o refrigerante foi abolido do cardápio. Chocolate passou a consumir apenas os com 70% de cacau e os doces ou massas que ela diz gostar muito, deixa apenas para o fim de semana, ou seja, a frequência e a quantidade estão na medida.
Mas ela salienta que adaptou o cardápio da nutricionista com coisas mais acessíveis. “A pessoa pode optar pelo que gosta. Eu não gosto de academia, por isso escolhi atividade ao ar livre. A alimentação fui adaptando com algumas coisas que normalmente já tenho em casa e legumes selecionei alguns, castanhas, por exemplo, são caras, nem sempre consumo”, afirma.
A Instrutora de Esportes do Sest Senat de Rio Claro, Aline de Oliveira Gomes Caritá faz um alerta para a necessidade do corpo estar em movimento. “Falar sobre saúde é algo muito simples e obvio. Nosso corpo foi feito para se movimentar, portanto, se nos alimentamos e ficamos parados, sem nenhuma atividade física, vamos apenas engordar, principalmente se não temos uma alimentação equilibrada. Para manter a queima do que não é essencial para o corpo, precisamos da atividade física”, esclarece.
Ela observa que atualmente as pessoas pecam pela falta de tempo e pela praticidade. O trabalho e a comodidade acabam influenciando nos péssimos hábitos. A maioria acaba recorrendo aos fast foods, refrigerantes, lanches. E quando tem um tempo para o lazer, querem apenas descansar. “O corpo não pode apenas consumir e ficar parado. Com isso, cada vez mais os casos de obesidade, infartos, dentre outras doenças vão aumentando a cada dia”, observa.
E a falta de recursos financeiros não deve ser desculpa mesmo. A instrutora recomenda. “Não poder pagar uma academia não é desculpa. Aliar uma boa alimentação a uma simples caminhada, que seja 30 minutos no seu dia, já tira a pessoa do sedentarismo. Ir trabalhar de bicicleta também é uma ótima opção para quem reclama de tempo e falta de dinheiro”, orienta Aline.
A instrutora salienta ainda as academias ao ar livre, porém alerta para os cuidados para não se machucar, sem nenhuma instrução. “Caminhar, correr, pedalar, jogar bola, dançar, são exemplos simples que podemos manter nos nossos dias e nos tornarmos pessoas saudáveis”, evidencia Aline que também dá uma dica. “O Sest/Senat é uma opção de baixo custo com pequenas mensalidades individuais ou familiares. As pessoas encontram à disposição muitas atividades, como academia de musculação, pilates e ginástica”, indica.
Outras opções também são os clubes da cidade que oferecem academias e atividades diversificadas, como o Grêmio Recreativo da Cia. Paulista, que tem academia e recentemente passou a contar com aulas de Taekwondo e jiu-jítsu; e também o Floridiana Tênis Clube, que possui academia e oferece aulas de capoeira, ginástica, dança e outras atividades.
Para quem ainda está de braços cruzados. A Luciana vai além com os incentivos. “Melhora tudo, o humor, o ânimo, acordo mais disposta, se tornou rotina. Não consigo mais ficar sem atividade física, se tornou um prazer”, esclarece. E se antes ela levou um puxão de orelhas da médica, agora é só elogios pela determinação e disciplina.
Onde praticar exercícios:
Grêmio Recreativo da Cia. Paulista – Rua 9, 1569, Santa Cruz.
Floridiana Tênis Clube – Avenida 1, 400, Jardim Floridiana.
Sest/Senat – Rod. Washington Luiz, s/n, Jardim Rio Claro.
Por Janaína Moro