Equipes da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizam neste domingo (8), Dia das Mães, ações preventivas à dengue no cemitério São João Batista e no Memorial Cidade Jardim. O trabalho será realizado das 7h30 às 16h30 e os visitantes receberão orientações, que devem ser seguidas, principalmente para que embalagens plásticas e vasos não venham a se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O Centro de Controle de Zoonoses alerta que não devem ser usados saquinhos plásticos envolvendo arranjos de flores, assim como vasos e pratinhos de plantas, já que as embalagens e recipientes são reservatórios de água e podem ser usados na reprodução do Aedes aegypti. Até mesmo as embalagens amarradas podem ser usadas como criadouros do mosquito, que além da dengue transmite zika, chikungunya e febre amarela.
“Estamos intensificando esforços para que os casos de dengue não aumentem no município, e é importante que a comunidade também esteja engajada neste trabalho e elimine os criadouros”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias. Jogar o lixo em locais adequados e não deixar acumular água são ações simples e eficazes no combate à dengue.
Foto: Divulgação