Atualmente, está ocorrendo uma certa confusão do que é necessário para manter-se saudável e o que é comum com respeito a falta dela. Colesterol, obesidade, stresse, tensão muscular e outros sintomas relacionados a falta de saúde são considerados comum nas pessoas. É um grave erro.
As pessoas estão voltando as atenções para pesquisas nas porcentagens daqueles que contraíram determinada doença mais do que na exceção, aqueles que se curaram ou não contraíram a doença, e isto faz uma grande diferença.
A pergunta que vale a pena fazer é: como essas pessoas conseguiram manter-se saudáveis e distante da doença? Qual a diferença que faz a neste contexto? Você o tempo todo está exposto aos vírus, às bactérias e outros eventos como o estresse e seu sistema imunológico está baixo é um terreno fértil para se expandirem.
Se você considerar o que é saudável ou não para o seu corpo, e começar a tomar decisões conscientes, vai conseguir atingir um dos objetivos mais importantes da saúde física: a prevenção. Bilhões de reais são investidos todos o anos para o tratamento de doenças que poderiam ser evitadas se cada um se concientizasse de possuir hábitos que ajudem na prevenção de doenças.
Só existe um desafio com a questão da prevenção: não se vê resultado imediato. Nada acontece. E sabe por quê? Porque esse é o objetivo! O objetivo ideal é que “nada” aconteça. Que seu corpo continue no seu estado natural de saúde. A doença é dramática, cria urgência, necessidade de hospital, médico, remédios e sofrimento. A prevenção é silenciosa, não tem drama, não tem vítima, não tem herói.
A capacidade de prever de antemão o resultado de seus atos é básico para quem deseja ter um corpo saudável. Você prevê no que seus atos resultam, em relação ao seu sucesso físico. Ou faz de conta que não quer ver ou não consegue ver, só para não confrontar a realidade?
O corpo é como um casamento que vai aguentando a falta de cuidados, de amor e de conscientização, vai aguentando até que um dia tudo explode e o casal se separa. Aparecem sempre as perguntas: Por que eu? Eu não entendo. O que eu fiz? Aí já é tarde!
Sinceramente, quantas pessoas você encontra com máscara no rosto nas ruas, no centro e nos bairros? Muitas delas somente usam as máscaras para entrar em um estabelecimento comercial e nada mais. E no meio dessa pandemia ainda se vangloriam de não ter contraído o vírus Covid-19. Faz sentido?
A prevenção, como já citei, em outros artigos é primordial para evitar o avanço desse vírus. O simples ato de lavar as mãos já evitou outras doenças no passado. Evitar aglomerações em qualquer situação. Ficar mais em casa sempre que puder vai fazer uma grande diferença. Vai passar, tudo na vida passa. Conscientize-se de seus atos de prevenção e lembre-se: a saúde não é um conceito filosófico, mas uma necessidade primordial, invista mais nela. Pense nisso!