Para que esteja sempre em condições seguras para uso, todas as roupas de cama, banho e demais peças do enxoval utilizado nas unidades de saúde da rede municipal de Rio Claro são higienizadas em processo que garante sua completa esterilização. Esse procedimento é realizado na lavanderia municipal, mantida pela prefeitura e que em breve terá um novo espaço de funcionamento.
“O novo prédio foi projetado para receber este serviço, atendendo todas as normas sanitárias vigentes”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
A lavanderia conta com equipamentos industriais e utiliza produtos hospitalares, garantindo a segurança e eficiência do processo. Diariamente são higienizados cerca de 180 quilos de peças de enxoval. “Depois da lavagem, as peças passam pela secadora e calandra, e saem esterilizadas e prontas para uso nas unidades”, observa Neiva Honorato, responsável pela unidade básica de saúde da Avenida 29.
A nova lavanderia está sendo construída na Avenida 31, próximo à unidade de pronto atendimento da Avenida 29. “Essa é mais uma obra que realizamos para melhorias no setor de saúde e pensando na qualidade do atendimento à população”, destaca o prefeito Gustavo.
A obra está na etapa final e teve orçamento inicial de R$ 264.986,32, sendo que 200 mil são oriundos de emenda parlamentar, conseguida a partir de articulação do vereador Irander Augusto. Os valores incluem também nova rampa para ambulâncias que está sendo construída na UPA da Avenida 29.
Foto: Divulgação