Em nota oficial encaminhada à imprensa sobre o caso da mulher que morreu na UPA do Cervezão, a secretaria de Saúde de Rio Claro enfatizou que os procedimentos adotados pelos profissionais foram corretos.
“A secretaria expressa seu repúdio ao comportamento de algumas pessoas em desrespeitarem o trabalho da enfermeira e da médica que fizeram a tentativa de reanimar a paciente.
A secretaria esclarece que os procedimentos adotados foram corretos diante da grave situação que se apresentava e ressalta ainda que as profissionais agiram com responsabilidade e profissionalismo, não tendo cometido nenhum desrespeito ou equívoco ao fazerem as primeiras manobras de tentativa de reanimação com a paciente no chão”, afirma.
Na nota, manifesta ainda solidariedade à família e lamenta a morte da paciente na noite de quinta-feira (30).
“A secretaria entende que a filmagem e divulgação de imagens daquele momento é um desrespeito e desprezo à dor alheia”, diz.
CASO
Uma mulher de 61 anos morreu depois de uma parada cardiorrespiratória no final da tarde de quinta-feira (30). Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra os primeiros atendimentos sendo realizados ainda no asfalto, do lado de fora da UPA do Cervezão, devido à gravidade do quadro que a paciente chegou ao local.
É possível nas imagens ver o trabalho da enfermeira e da médica que não se furtaram ao atendimento e fizeram o necessário para reanimar a mulher, enquanto o autor do vídeo criticava o fato da UPA estar lotada de pessoas.