O Jornal Diário do Rio Claro realizou nesta quinta-feira (12) a quarta entrevista com os candidatos que disputam o comando da prefeitura do município. Ontem, foram entrevistados o candidato a prefeito Prof. Sarti (PSB) e a candidata a vice-prefeita Profa. Luciana (Solidariedade). Eles concorrem pela Coligação Unidade Progressistas formada pelos partidos PSB e Solidariedade, com apoio da Federação da Esperança composta por PT, PC do B e PV.
As entrevistas com os candidatos são realizadas ao vivo pelo programa Diário MA TV, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30 pelo Facebook e YouTube do Diário: @diariodorioclaro1. As perguntas são as mesmas para todos os concorrentes e a ordem das entrevistas foi definida por sorteio.
Melhoria na segurança
Integração é a palavra de ordem no plano de governo da dupla Sarti e Luciana para diminuir a criminalidade e melhorar a segurança na cidade. “Nosso programa fala de inovação. Vamos integrar os diversos agentes que compõem a segurança na cidade e investir pesado em tecnologia da informação, de forma que a ocorrência seja tratada de forma conjunta por todas as forças de segurança”, explica Sarti.
De acordo com ele, a Guarda Civil Municipal tem restrições em seu campo ação, mas pode complementar. “O segredo está na integração dos serviços. Quando você põe todos os elementos desse conjunto trabalhando em harmonia, a sensação de segurança aparece mais depressa, assim como a efetividade da ação”, comenta.
A proposta é criar uma rede inteligência que colete informações, nas zonas urbana e rural, e esses dados monitorados on-line por uma central de atendimento, irão direcionar o deslocamento dos agentes e viaturas numa ação mais ágil e efetiva, otimizando os recursos disponíveis.
Novas empresas e empreendedorismo
Para Sarti, atrair novas empresas é um grande desafio porque há um tempo a cidade está estagnada. Conforme ele, isso “tem provocado o descolamento de Rio Claro do conjunto da região trazendo reflexos na empregabilidade”. Como exemplo, ele citou a queda de movimento no comércio e o fechamento de lojas.
“É necessário investir na formação de novas empresas e na capacitação do trabalhador para elevar a margem salarial”, disse Sarti. Seu plano de governo prevê investimentos em capacitação digital, especialmente de jovens e pessoas com mais de 50 anos, para tornar mais viável o ingresso em trabalhos mais qualificados e com renda maior.
“A massa salarial de Rio Claro gira em torno de um salário mínimo e meio, e isso não é suficiente para sobreviver. Onde está o excedente para colocar no comércio? As estatísticas mostram que o país está crescendo, mas Rio Claro está travada e isso precisa mudar”, afirma.
Qualidade do ensino
Sobre a melhoria na qualidade do ensino, Luciana fala da importância da educação para a transformação da sociedade. Segundo ela, em Rio Claro, a dificuldade é que a educação não está sendo valorizada e os professores não são ouvidos.
“Nosso objetivo é valorizar o professor, pagar o piso, instituir plano de carreira. Isso é importante porque motiva. O professor deve brilhar para que nossa educação seja uma referência na região, no estado e no país. A educação de qualidade é um direito que a criança tem e ela deve ser para todos, independentemente da raça e classe social. Nossa maior preocupação é oferecer uma educação de qualidade e transformar a sociedade de Rio Claro”, propõe Luciana.
Para Sarti, nos últimos tempos o município teve soluções improvisadas e prioridade de investimentos que não traduziram em qualidade de vida para a população. Na educação, ele falou em abandono e citou o novo prédio da escola Sueli Marin com obra paralisada há anos. “Rio Claro tem a oportunidade de fazer uma mudança radical na forma de gestão dessa cidade”, frisou.
Melhoria na saúde
O que fazer para reduzir a fila para consultas e exames? Para Sarti, a estratégia é a mesma prevista para a segurança: investir em tecnologia e na integração dos serviços. Isso permitirá que “uma pessoa cadastrada num dos pontos tenha seu histórico disponível em toda a rede”, por meio de cartão que será fornecido aos pacientes.
Sarti ressaltou ainda que a meta é “dar dignidade para as pessoas que dependem do SUS”, agilizando o atendimento e diminuindo as filas. Para isso, seu governo pretende criar uma estrutura que permita que as coisas fluam com rapidez e as pessoas possam ser atendidas com dignidade e respeito”. “Temos preocupação com pessoas e queremos tratá-las bem”, acrescentou Luciana.
Merecimento
Por que a dupla merece o voto da população? Para Sarti, a indignação é que move o propósito de ambos. “Nós merecemos porque trazemos uma proposta nova. Não é mais possível continuar do jeito que está e precisamos fazer essa mudança ou ficaremos amarrados nesse legado de dívidas deixado pelas gestões anteriores”.
A necessidade de mudança também foi destacada por Luciana. “Acredito na mudança e no potencial de cada um que é morador dessa cidade. Chegou a hora de unir, juntar forças e renovar. É tempo de mudança, de renovação, de coragem. Venham com a gente promover essa mudança porque Rio Claro e as futuras gerações merecem”.
A entrevista dos candidatos, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=N_NLA7Bnzvc
Por Ednéia Silva / Foto: Diário