Dando seguimento às entrevistas com os candidatos a prefeito e vice-prefeito (a) do município, o programa Diário MA TV conversou nesta quarta-feira (2) com o candidato a prefeito, Professor Sarti (PSB), e sua vice Professora Luciana (Solidariedade). Essa foi a terceira dupla entrevistada pelo programa e os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Diário: @diariodorioclaro1.
Questionados sobre as propostas para melhorar os atendimentos psiquiátrico e psicológico no município, Sarti disse que Rio Claro é “uma fábrica de pessoas com problemas mentais e psicológicos”, em função de sua má estrutura. “É uma cidade triste, descolorida, agressiva e com trânsito caótico. Uma cidade que em dias de chuva as pessoas temem atravessar a rua. Uma cidade com pouca arborização e a vegetação que existe é malcuidada. As pessoas podem pensar que isso não tem influência sobre a saúde mental, mas a literatura aponta que ter parques acessíveis trazem um ganho para a saúde mental”, destacou.
De acordo com ele, é preciso ação efetiva do poder público para reverter esse quadro. “É claro que há casos de saúde mental que precisam de atendimento específico e vamos ampliar o atendimento conforme o crescimento da demanda, mas vamos combater a origem dessa demanda, pensar nos benefícios que uma cidade bem organizada e planejada pode trazer para a saúde física e mental da população”.
Valorização dos profissionais da educação
Sobre a valorização dos professores, Luciana disse que nos últimos anos eles foram esquecidos e por isso estão desmotivados. Um dos problemas apontados por ela é o pagamento do piso nacional em forma de abono o que interfere no plano de carreira do profissional. Aliás, o plano de carreira, segundo ela, deixou de ser referência na região causando a perda de bons profissionais.
Ela defende uma formação continuada mais efetiva e não rasa para atender algum requisito legal, e uma gestão que visite a escola para conferir no local as reais necessidades. Luciana critica a terceirização de serviços na educação porque isso impede que os profissionais criem vínculos com as crianças e a comunidade.
Enchentes e alagamentos
Para combater as enchentes e alagamentos na cidade, Sarti aposta na utilização da própria natureza. “Vamos usar soluções baseadas na natureza, nada de concreto, de piscinão, de barragem. Temos que aumentar a porosidade do solo para ampliar a capacidade de absorção da água da chuva e diminuir a velocidade da água até chegar aos canais de drenagem”.
Outra solução sugerida pelo candidato é fornecer incentivos para que os munícipes instalem sistemas de captação da água da chuva em suas residências diminuindo o volume de água que vai para a rua. Conforme ele, essa água poderia ser usada para limpeza de casas, quintais, carros etc. “Há muito uso para a água da chuva se os telhados estiverem preparados para fazer a captação”, pontuou.
Acesso a moradia
Com relação ao acesso à moradia, Sarti disse que sua coligação tem canal direto com o governo federal e isso facilitaria o acesso aos programas habitacionais financiados pela União. Ele lembrou que isso aconteceu na administração Du Altimari/Olga Salomão que entregou 12 mil moradias.
Ele prometeu ampliar os programas habitacionais, principalmente para atender as famílias de baixa renda. “Nós vamos investir pesado para resolver a questão do déficit habitacional em Rio Claro”, concluiu Sarti.
Porque merecem o voto
Por fim, os candidatos disseram o porquê merecem o voto do eleitor. Para Lucina, essa é a chance da mudança. “Venham com a gente. Acreditem que Rio Claro pode e vai mudar. Esse é o início de uma nova história, de crescimento, de renovação, de pensar nas novas gerações. Depositem a sua confiança e vamos transformar Rio Claro”.
Para Sarti, o merecimento vem das propostas. “Acho que nós merecemos a oportunidade exatamente pelo tipo de proposta, olhando Rio Claro através do conceito de cidade inteligente, que olha a matriz dos acontecimentos e não a linearidade das coisas. Vamos combater o descaso e o abandono, não vender patrimônio público e cuidar dos nossos mananciais e do Daae para que a cidade tenha suprimento de água ao longo das próximas décadas”, disse Sarti.
A entrevista de Sarti e Luciana, na íntegra, pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=S3un4kRnddg. Nesta quinta-feira (3) será realizada a quarta e última entrevista com os candidatos Airton Moreira (Psol) e Nattany Ribeiro (Rede), das 9h às 9h30, no programa Diário MA TV. Não percam.
Por Ednéia Silva / Foto: Diário do Rio Claro