A Federação Paulista de Futebol (FPF) publicou em seu site oficial, às 14 horas, de ontem (16), nota oficial informando o cancelamento da partida entre São Bento x Palmeiras, válida pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-1, que estava marcada para o Estádio Independência, em Belo Horizonte/MG. A decisão se deve em razão das novas medidas de restrição do Governo de Minas Gerais.
O anúncio é outro baque na intenção da FPF de manter a programação das três principais divisões do Campeonato Paulista e concluí-las nas datas previstas inicialmente – 23 de maio no caso da Série A1. Na segunda-feira, a entidade apresentou uma proposta ao governo estadual e ao Ministério Público para manutenção do futebol em meio à Fase Emergencial do Plano São Paulo, de enfrentamento à pandemia. O projeto previa a realização de 56% menos partidas (com a suspensão temporária da Série A3, a terceira divisão, e parcial da A2, a segunda divisão), 70% menos pessoas envolvidas, testes antes e depois dos jogos e “bolha de segurança” para atletas e comissões.
As medidas, porém, foram rejeitadas – segundo a federação, em nota, “sob argumentos que fogem de qualquer conceito médico e científico já visto mundialmente no combate à covid-19”. A FPF e os clubes se reúnem nesta terça-feira à tarde para discutir a sequência dos campeonatos. O comunicado garante, outra vez, que as três competições serão concluídas “em suas datas programadas”.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Rodrigo Corsi/FPF