Defesa tricolor lamenta desatenção; o Rubro-negro carioca encosta no G-4 e Bruno Henrique faz o hat-trick da noite
Por: Samuel Chagas
O São Paulo e o Flamengo disputaram, pela 13ª rodada, o Brasileirão, no domingo (25), às 16h, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Comandado pelo técnico Renato Gaúcho, o Flamengo põe fim a uma sequência de quatro anos e nove jogos sem vencer o adversário, ganhando de 5×1 contra a equipe tricolor do argentino Hernán Crespo. Com a vitória, o time carioca sobe de posição na classificação e encosta no G-4.
PRIMEIRO GOL
Com bola levantada pelo Nestor, numa cobrança de escanteio para o São Paulo, o zagueiro Robert Arboleda correu para a grande área e cabeceou. Aos 2 minutos do 2º tempo, fez o 1º gol da partida, com a equipe tricolor inteira comemorando.
1X1?
Aos 9 minutos, o atacante rubro-negro Bruno Henrique partiu para o contra-ataque. Num passe para o Gabi na grande área, o camisa 9 voltou para Arrascaeta, a fim de sair da marcação. O uruguaio recebeu e levantou para Bruno Henrique, de cara com o gol. O atacante dominou com o que parecia ser o peito e fez a rede balançar em cima do goleiro Tiago Volpi.
Nas imagens do VAR constatou-se, no entanto, que era braço e o árbitro Felipe Lima sinalizou impedimento. Segundo o comentarista Sálvio Spínola: “A regra definiu muito claro. Abaixo da axila, qualquer contato da bola tem de ser anulado”.
VIRADA!
Se aos 9′ o lance de Bruno Henrique tinha sido impedido, o rubro-negro tratou logo de fazer o empate, seguido por mais 2 de acréscimo, fazendo o hat-trick da noite. Com mais uma levantada de bola de Arrascaeta, o atacante correspondeu ao cruzamento, empatando em 1×1 a partida com o Tricolor paulista.
Cerca de 3 minutos depois, saiu mais um do atacante. Com passe do lateral-esquerdo Filipe Luís, Bruno dominou, girou em cima da zaga e, de fora da grande área, bateu enterrando a bola no ângulo direito da grade.
E pra terminar a sessão de 3 gols do atacante: aos 32 minutos, novamente o meia uruguaio entrou em cena. Com cobrança de escanteio de Arrascaeta pela ponta direita do campo, a favor do time carioca, Bruno cabeceou e mandou direto pro ângulo, somando 3×1 na partida.
MAIS 2!
Aos 40 minutos, o rubro-negro camisa 11, Vitinho, bateu uma falta e cruzou para o camisa 3, Rodrigo Caio, que cabeceou pela direita, contra o adversário, dentro da grande área. Mas foi o zagueiro-esquerdo, Gustavo Henrique, quem pisou e enterrou o 4º gol contra o São Paulo.
Na reta final, Vitinho e Bruno Henrique fazem tabela, com o camisa 11 fazendo um passe aéreo para o atacante Michael. Mas quem toca na bola para fazer o gol é o lateral-esquerdo Welington (contra).
FIM DE JOGO
Com a vitória do Flamengo, em casa, o time carioca sobe na classificação quase encostando no G-4 – ficando na 6ª posição, abaixo do Athletico-PR. Contando 7 vitórias, esta é a terceira vitória seguida do Flamengo, terminando a 13ª rodada com saldo positivo de gols. O São Paulo, com a derrota, além do saldo negativo de gols, 6 derrotas e 2 vitórias, desce para a zona de rebaixamento.
O São Paulo enfrenta o Palmeiras no próximo sábado (31), às 19h, sendo o primeiro jogo da 14ª rodada. E o Flamengo enfrenta o Corinthians, no dia 1º de agosto, às 16h.
Foto: Alexandre Vidal/CRF