Após as decepções no Campeonato Paulista, Libertadores, Copa do Brasil e Sul-americana, o torcedor do São Paulo FC vinha contando nos dedos os jogos que faltam para o término do Campeonato Brasileiro. Afinal, o Tricolor Paulista tinha boa vantagem sobre os mais diretos concorrentes à conquista do título.
Mas agora, o time vive má fase, que começou com a saída, por contusão, do artilheiro Luciano, da equipe. O atleta se recupera, sem previsão de retorno, de uma inflamação na perna, em decorrência de um cisto de Baker que acabou estourando. Artilheiro do Tricolor no Brasileirão, Luciano já disputou pelo São Paulo 23 jogos, e fez 12 gols contribuindo decisivamente para que o time chegasse à liderança.
O líder São Paulo já esteve 7 pontos à frente do segundo colocado no Campeonato Brasileiro, porém, as derrotas para Bragantino e Santos, nas duas últimas rodadas fizeram com que essa vantagem diminuísse para apenas 3 pontos. Os maus resultados acenderam o sinal de alerta no Morumbi e o coordenador técnico Muricy Ramalho chamou comissão técnica e elenco para uma reunião, na qual exigiu reação imediata.
O vice-líder do Brasileirão é justamente o Internacional/RS, um dos adversários do São Paulo, nos 9 jogos que restam na competição. Na sequência, o adversário do time do técnico Fernando Diniz será o Atlético Paranaense, equipe sempre difícil de ser batida em seus domínios, na Arena da Baixada, em Curitiba. O jogo acontece domingo (17), às 4 da tarde.
Depois, o São Paulo encara o Internacional/RS na quarta-feira (20), no Morumbi, em jogo de “seis pontos”. Em seguida, recebe o Coritiba, no sábado (23), também no Morumbi. O Atlético/GO é o adversário do Tricolor no dia 31, em Goiânia. O clássico conhecido como Choque-Rei, contra o Palmeiras, está marcado para o dia 7 de fevereiro, no Morumbi, mesmo local da partida contra o Ceará, no dia 13. Chegando à parte final da tabela de jogos do Brasileirão, o São Paulo faz dois jogos fora de casa. O primeiro deles, contra o Grêmio, dia 17, e o segundo, contra o Botafogo, dia 21, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro.
A última partida do São Paulo no Campeonato Brasileiro, que pode ser também aquela que dará o título ao Tricolor será contra o Flamengo, o atual campeão, pela 38ª rodada, no dia 24 de fevereiro, no estádio Morumbi.
A torcida são-paulina espera que o jogo contra o Flamengo, seja uma troca de faixas entre campeões, o de 2019, o Flamengo, e o de 2020, o São Paulo.
Desses 9 jogos que faltam para o final do campeonato, o São Paulo faz 5 jogos em casa e 4 deles fora. Após 29 rodadas, as equipes do Internacional, Grêmio, Palmeiras e Flamengo são concorrentes diretos na disputa pelo título. As três últimas, com menores chances.
Portanto, o São Paulo só precisa voltar a jogar o bom futebol que levou o time a permanecer 12 rodadas invicto na competição e retomar o caminho das vitórias para chegar ao sétimo título brasileiro de sua história.
Mas o Tricolor deve ficar atento a adversários como Coritiba e Botafogo, pois equipes que figuram na zona de rebaixamento costumam vender caro as derrotas em rodadas finais de campeonato, qualquer que seja.
Segundo os matemáticos, o São Paulo, apesar dos últimos tropeços no Brasileirão, ainda tem 52% de chance de se sagrar campeão brasileiro, algo que não acontece desde 2008. E pode ver essa chance aumentar consideravelmente, se vencer o próximo jogo contra o Atlético/PR e os concorrentes ao título tropeçarem na rodada.
Como diz a própria torcida tricolor: Vamos São Paulo! Vamos São Paulo! Vamos ser campeão!
Colaboração Geraldo José Costa Junior / Foto: São Paulo FC