A São Paulo Escola de Dança – Centro de Formação em Artes Coreográficas, do governo estadual, abre processo seletivo para novas turmas de seus cursos regulares. Até o dia 30 de novembro, qualquer interessado com idade acima de 16 anos pode fazer sua inscrição pelo site www.spescoladedanca.org.br, em uma das sete opções disponíveis: Dança e Performance, Coreografia (direção, dramaturgia, coreografia e sonoplastia), Figurino da Dança, Multimídia para Dança, Produção e Gestão Cultural, Técnicas da Cena (Cenotecnia, Luz, Som e Palco) e Técnicas da Dança (Clássica, Moderna e Contemporânea).
Os cursos são modulares, com duração de dois anos, que totalizam 1.600 horas, com aulas no período matutino – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e sábados, das 8h às 12h – e no período vespertino – de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e sábados, das 8h às 12h.
Todas as vagas são 100% gratuitas, que visam capacitar os estudantes, tanto no aspecto artístico, quanto técnico para que possam ocupar diferentes posições na cadeia produtiva da dança. O início das aulas será em fevereiro de 2023, na sede oficial localizada no terceiro andar do Complexo Júlio Prestes, no Centro de São Paulo.
Na escola 50% das vagas são destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena. Além disso a escola, com o intuito de estimular a formação e a permanência dos estudantes, oferecerá no primeiro semestre de 2023 até 75 bolsas de estudo no valor de R$ 2.860 às pessoas aprovadas, que poderão pleitear o benefício em um processo seletivo específico.
“A abertura deste processo seletivo é mais uma etapa importante desta caminhada que trilhamos desde o início do ano, quando começamos a sonhar o que seria a São Paulo Escola de Dança. De lá para cá, já temos 170 estudantes matriculados nas primeiras turmas dos cursos regulares, 80 matriculados nos cursos de iniciação à dança e mais de 300 estudantes nos cursos de extensão cultural. Em 2023 esperamos receber em torno de 500 estudantes diariamente em nossa sede, para pensarmos e construirmos juntos uma dança”, fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional da Escola.
Os detalhes sobre cada um dos cursos (ementas) acima mencionados estão disponíveis no site https://www.spescoladedanca.org.br/cursos-regulares/.
Foto: Divulgação