É hoje, torcida Tricolor! Todo pensamento positivo para o time do São Paulo FC que decide neste sábado (1º), às 17h00, no estádio Mário Kempes, em Córdoba-ARG, o título da Copa Sulamericana, em partida única diante do Independiente Del Valle, do Equador.
O São Paulo está desde quinta-feira (29) no local do jogo. Atento ao adversário, o técnico Rogério Ceni preparou a equipe são-paulina, tanto no setor defensivo como no ofensivo, além das jogadas ensaiadas com a bola em movimento e a partir da bola parada.
A confiança entre os são-paulinos é grande, mas o respeito para com o adversário não é menor. Desde 2012, o São Paulo FC não conquista um título internacional. O último foi justamente a Copa Sulamericana diante do Tigres da Argentina. À época, o técnico Rogério Ceni era goleiro titular e capitão do time.
Preocupado em manter o grupo de jogadores unido e focado para a decisão, Ceni levou com a delegação para Córdoba até mesmo jogadores lesionados, sem condições de jogo, como o zagueiro Arboleda e o volante Gabriel Neves.
Diaz, lesionado, é dúvida no Independiente
O bom atacante Lautaro Diaz, do Independiente, passou a ser dúvida para a decisão de hoje, depois de que deixou o campo chorando após receber uma pancada na coxa durante o jogo de sua equipe pelo campeonato nacional equatoriano no último final de semana. Se não puder atuar, seu provável substituto será o experiente Jonathan Bauman.
Adversário é formador de atletas
Mesmo não sendo um dos grandes do futebol equatoriano, o Independiente Del Valle tem se destacado nos últimos anos por ser um clube formador de atletas. A última revelação do clube que chamou atenção foi o volante Moises Caicedo, negociado com o futebol inglês por 5 milhões de euros.
Entre os pontos fortes da equipe treinada por Martin Anselmi estão o contra-ataque rápido e a marcação forte no setor de meio-campo. A equipe equatoriana também se utiliza bastante dos cruzamentos rasteiros para tentar surpreender os times rivais.
Mas nem tudo são flores no Del Valle. Pelo fato de marcar adiantado, o time fica naturalmente exposto na defesa, sofrendo com os lançamentos em profundidade dos adversários. A equipe também costuma perder muitos gols. Entre os destaques do time estão o vigoroso zagueiro Segovia, o ala esquerda Chavez, o meia articulador de jogadas Faravelli e o sempre perigoso atacante Lautaro Diaz.
Trio colombiano para a final
A Conmebol escalou um trio colombiano para arbitrar a final da Copa Sulamericana entre São Paulo FC e Independiente Del Valle do Equador. No apito estará o experiente Vilmar Rondán. Como árbitros assistentes atuarão Alexander Guzman e Vilmar Navarro. O sempre polêmico árbitro de vídeo será conduzido por Julio Bascuñan.
Campanha das equipes:
Para chegar à decisão, o São Paulo FC fez 12 jogos, com 9 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Já o Independiente Del Valle realizou 6 partidas, venceu 5 e empatou 1. Vale destacar que o time equatoriano foi eliminado da Libertadores na fase de grupos e entrou na Sulamericana já nas oitavas de final.
Prováveis escalações:
São Paulo FC: Felipe Alves, Rafinha, Diego Costa, Léo, Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Patrick, Alisson; Luciano e Calleri.
Independiente Del Valle: Ramírez, Matías Fernández, Mateo Carabajal, Richard Schunke, Luis Segovia, Jhoanner Chávez; Cristian Pellerano, Marco Angulo, Lorenzo Faravelli, Junior Sornoza; Lautaro Díaz(Jonathan Bauman).
Conmebol transmite ao vivo
A final da Copa Sulamericana 2022 será transmitida pela Conmebol TV para todo Brasil, a partir das 17h00 (horário de Brasília).
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Miguel Schincariol