Fim do sonho. O torcedor são-paulino fez sua parte. Lotou as dependências do estádio Morumbi para apoiar o São Paulo na luta por uma vaga à semifinal da Copa Libertadores da América. Mas, em campo, o time deixou a desejar, ficou apenas no empate de 1×1 no tempo normal de jogo com o Botafogo e perdeu a disputa de pênaltis por 5×4, dando adeus à competição.
O Botafogo abriu o placar no primeiro tempo com Almada, que aproveitou uma sobra da bola na pequena área são-paulino, após defesa parcial do goleiro Rafael, e, de cabeça, botou o Glorioso à frente do placar, aos 14 minutos de bola rolando.
Empurrado pela torcida, o São Paulo não se deu por vencido e mesmo não jogando um bom futebol foi à luta em busca do empate. O técnico Luis Zubeldía alterou o ataque colocando Luciano na vaga de William Gomes. A grande oportunidade, surgiu nos minutos finais da primeira etapa. Em pênalti apontado pelo VAR e confirmado pelo árbitro de campo argentino Dário Herrera, Lucas Moura foi para cobrança mas isolou a bola por cima do travessão da meta defendida por John.
O esforço são-paulino na busca do empate foi premiado no apagar das luzes do tempo regulamentar de jogo. Aos 41 minutos do segundo tempo. O centro avante Calleri, sempre ele, aproveitou cruzamento de André Silva pela esquerda e, de cabeça, fez tremer o Morumbi, indo comemorar com seus companheiros o tento de empate.
A decisão da vaga à semifinal, foi para a disputa de pênaltis. Pelo São Paulo marcaram Luiz Gustavo, Lucas Moura, Igor Vinicius e Luciano. Erraram: Calleri e Rodrigo Nestor.
Para a o Botafogo converteram suas cobranças Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Almada e Matheus Martins. E Vitinho foi o único a errar pelo alvinegro da Estrela Solitária.
Escalações:
SÃO PAULO (Técnico: Luis Zubeldía)
Rafael; Rafinha (Igor Vinícius), Arboleda, Alan Franco e Welington (Michel Araújo); Luiz Gustavo, Bobadilla (Rodrigo Nestor); Wellington Rato (André Silva), Lucas Moura e William Gomes (Luciano); Calleri.
BOTAFOGO (Técnico: Artur Jorge)
John; Vitinho, Bastos, Alexander Barbosa (Adryelson) e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino (Tchê Tchê) e Thiago Almada; Igor Jesus.
Pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo, quinto colocado com 44 pontos, volta à campo no domingo (29), às 16 horas, para enfrentar o Corinthians pela 28ª rodada em jogo marcado para o estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Ettore Chiereguini