Aproveitamento. Essa é a palavra para definir como a prefeitura de São José do Rio de Preto está utilizando a tecnologia dos drones para auxiliar em questões corriqueiras do município.
A prefeitura investiu nos equipamentos para combater o descarte irregular de lixo em terrenos baldios. Conforme informações do Executivo da cidade, logo nas primeiras horas de voo, contratados por cerca de R$ 8 mil, as câmeras flagraram moradores descarregando materiais em locais impróprios.
Os donos dos veículos foram notificados, pois as placas aparecem nitidamente nas imagens. Se eles não voltarem ao local para limpar em 24 horas, recebem uma multa que pode chegar a quase R$ 6 mil. O serviço teve início nesta semana e pretende inibir o descarte irregular de lixo e entulho em locais impróprios.
RIO CLARO
Rio Claro possui dois drones para auxiliar o poder público, de acordo com informações da assessoria da prefeitura, e ambos estão em operação.
Os equipamentos foram adquiridos para questões relativas à segurança e estão à disposição da Defesa Civil.
“De acordo com o departamento municipal de Defesa Civil, os equipamentos são utilizados para monitoramento de áreas de risco, onde pode haver alagamentos e deslizamentos e situações similares”, frisou em nota.
Afirmou ainda que a tecnologia é utilizada nas ações de combate e prevenção a incêndios, no apoio ao trabalho das forças de segurança pública, como polícia, bombeiros, Guarda Civil; e, sempre que necessário, no apoio a setores da administração pública como Obras, Daae, Meio Ambiente.
A prefeitura não respondeu se pretende utilizar o equipamento em outras ações de fiscalização semelhantes à de São José do Rio Preto, em Rio Claro.