A corrida eleitoral está a todo vapor em Santa Gertrudes. O município vizinho tem três chapas disputando o comando da prefeitura. A lista com informações dos candidatos está disponível no portal DivulgaCand (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O atual prefeito, Lázaro Noé da Silva, o Gino da Farmácia (PL), tenta a reeleição pela coligação “Porque o trabalho não pode parar”, composta pelos partidos Republicanos, Progressistas (PP), União Brasil e Partido Liberal (PL). Seu candidato a vice-prefeito é o ex-vereador Antonio Carlos Candido, o Gordinho (PP).
O ex-prefeito Rogério Pascon (Podemos) disputa novamente o cargo de prefeito que ocupou por dois mandatos: 2012-2016 e 2017-2020. Seu candidato a vice-prefeito é Miguel Ribeirão (PSD). A dupla concorre pela coligação “Podemos ainda mais” formada pelas siglas Pode, PRD e PSD.
Outro concorrente é Glalson Chamon da Silva, o Chamon (PSDB), candidato a prefeito pela Federação PSDB-Cidadania. Chamon já foi vereador e vice-prefeito do município. Ele tem Adriel Chapola (PSDB) como candidato a vice-prefeito.
A Justiça Eleitoral recebeu 91 pedidos de registros de candidaturas na disputa a vereador. Desses, dois nomes constam como inaptos na plataforma DivulgaCand (consulta feita ontem (11), às 14h22). Esses candidatos disputam nove cadeiras disponíveis na Câmara Municipal e, para isso, buscam captar o voto dos eleitores.
De acordo com o TSE, Santa Gertrudes tem 19.461 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de outubro deste ano. São 1.544 a mais que no pleito de 2020, quando a cidade tinha 17.917 cidadãos habilitados ao voto. Ou seja, em quatro anos, o eleitorado do município cresceu 8,62%. Em relação às eleições de 2022, quando havia 18.867 eleitores aptos, o aumento foi de 3,15% o que representa um acréscimo de 594 votantes.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Facebook