Santa Gertrudes está completando 75 anos nesta quarta-feira, dia 16 de agosto. Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o prefeito Lázaro Noé da Silva (Gino) falou um pouco sobre os projetos atuais e futuros para a cidade, com investimentos em várias áreas, especialmente a saúde.
De acordo om o prefeito Gino, o governo municipal tem 20 obras em andamento que serão entregues nos próximos meses. Algumas já foram concluídas e serão entregues neste mês integrando a programação da Festa da Cidade. É o caso do novo paço municipal que será inaugurado nesta quarta-feira (16), às 9 horas.
O prédio fica na Avenida São Cristóvão, 66, no Jardim Luciana. O município comprou uma área de 5.000 metros quadrados com dois imóveis que foram reformados para abrigar a prefeitura. Futuramente, as secretarias municipais também serão instaladas no local. “Nossa ideia é concentrar as secretarias no mesmo espaço para facilitar o acesso aos munícipes que não precisarão ficar andando para conseguir atendimento”, informa Gino.
Também hoje, às 8h30, será entregue a reforma da Praça “Dermeval da Fonseca Nevoeiro” e do busto em homenagem ao senhor Roque Arhur, na Rua 1, Centro. Entre os projetos, o prefeito destacou como uma das prioridades a marginal do bairro Santa Catarina.
Outra obra prevista é a reforma da estação. O município está retomando a posse da área do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e comprou mais dez terrenos em frente à estação. “Vamos remodelar o espaço e construir uma área de recreação para uso da comunidade”, anuncia Gino.
Projetos para 2024
Para o ano que vem, o município prepara a viabilização de novos projetos. Um deles é a construção do hospital municipal cujo processo está em andamento na fase de elaboração do projeto de engenharia para posterior licitação. A expectativa é de que isso ocorra em três meses.
Também há planos para construção de um parque municipal no bairro Jequitibás, que terá lago e área de recreação para a comunidade. Aliás, investir em equipamentos que proporcionem o bem-estar e melhorem a qualidade de vida da população tem sido um dos focos de trabalho de trabalho da administração municipal. Desse modo, os bairros estão ganhando quadras poliesportivas e áreas de lazer. “Nosso objetivo é oferecer melhor qualidade de vida aos moradores”, comenta Gino.
Educação
Melhorias também têm sido feitas na área da educação. De acordo com o prefeito, neste ano a prefeitura forneceu material escolar e uniforme para os alunos da rede municipal, e o plano para 2024 é incluir também o tênis nesse kit. Além disso, o governo está reformando todas as escolas e inserindo a lousa digital nas unidades. No total serão 80 lousas.
No NAM (Núcleo de Atendimento Multidisciplinar), a prefeitura pretende implantar uma escola com 12 salas de aula para atender crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
Policlínica
Ainda na área de saúde, a prefeitura vai iniciar na próxima segunda-feira (21) uma grande reforma no prédio da Policlínica. A previsão é de que as obras durem 12 meses e, enquanto isso, os pacientes serão atendidos na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Jequitibás.
Conforme Gino, a prefeitura vai investir R$ 2 milhões na reforma da Policlínica, recursos oriundos de receita própria. A meta é ampliar o número de especialidades oferecidas (21 hoje) e melhorar o atendimento à população.
Habitação e segurança
Apesar dos avanços, Santa Gertrudes ainda tem desafios a vencer. E o prefeito Gino inclui nessa conta as áreas de mobilidade urbana e habitação. Entretanto, aos poucos, a prefeitura vem trabalhando para avançar nesses setores.
Conforme o prefeito, o governo municipal tem projetos em andamento no setor de habitação e aguarda aprovação de convênios com a Caixa Econômica Federal e com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) para construção de moradias de interesse social.
No setor de segurança, a meta é ter toda a cidade monitorada por sistema eletrônico. Atualmente, a Polícia Militar já tem sistema de monitoramento eletrônico em funcionamento e a ideia é interligá-lo com a Guarda Civil Municipal e ampliar a cobertura para todo o município.
Poluição
A questão da poluição é assunto recorrente em Santa Gertrudes. O polo cerâmico traz desenvolvimento econômico, mas também o desafio de diminuir os impactos causados ao meio ambiente, especialmente na poluição atmosférica.
Sobre isso, Gino comenta que em breve haverá avanços significativos com a conclusão das obras de pavimentação de três vicinais: RCL-040, que liga a Rodovia SP-127 com a Fazenda Campo do Coxo; SGT-999 que liga a SP- 316 com a Fazenda Goiapá; e ainda a estrada Horácio Pascon (SGT-020 e SGT-273). A implantação do asfalto é realizada com verba do governo estadual.
O prefeito afirma que o asfaltamento dessas vias reduzirá em 45% a emissão de partículas na atmosfera. “É um grande passo e vamos continuar trabalhando”, frisa o prefeito lembrando que o desafio de diminuir a poluição é um trabalho conjunto com parceria da Aspacer (Associação das Cerâmicas de Revestimento) e dos ceramistas que também adotam medidas em suas fábricas para diminuir a emissão de poluentes.
O prefeito Gino salienta que todas essas obras estão sendo implantadas com recursos próprios, exceto a pavimentação das vicinais e os projetos habitacionais. Santa Gertrudes tem um orçamento previsto de R$ 176,2 milhões para 2023. Segundo o prefeito, as obras retornam à comunidade os impostos pagos pelos contribuintes. Esses são alguns dos “presentes” para os 75 anos de Santa Gertrudes.
Por Ednéia Silva / Fotos: Divulgação