Santa Gertrudes completa 73 anos de Emancipação Político- Administrativa nesta segunda-feira (16). E para celebrar essa importante data, o Diário do Rio Claro traz uma entrevista com o prefeito Lazaro Noé da Silva (PL), o Gino da Farmácia, que recebeu a redação do DRC, quando falou sobre projetos em andamento e planos para o futuro do município.
“Quando cheguei à prefeitura, tivemos uma transição tranquila, vendo os pontos que precisam melhorar e, ao fazer os levantamentos, encontramos precatórios de mais de R$3 milhões. Teríamos o prazo para pagamento até dezembro, mas optamos por economizar e quitar tudo até março”, esclareceu o prefeito.
SAÚDE
Uma das prioridades elencadas pelo Prefeito é a saúde. “Começamos a investir na saúde, que é minha área, uma das primeiras iniciativas foi separar os atendimentos dos pacientes Covid. Além da implantação de três intensivistas e aumento do número de respiradores. Isso ajudou muito na redução de casos e nos atendimentos”, disse o prefeito, que lembrou ainda que o município já começou a vacinar a partir de 18 anos. Até a sexta-feira (13), Santa Gertrudes tinha apenas uma pessoa internada, nove isoladas e 71 óbitos. Além de 20.684 doses da vacina aplicadas.
“Vamos finalizar a reforma do Pronto Socorro. Também fomos agraciados com dois respiradores, três camas hospitalares, ultrassom e bomba de infusão, tudo pela iniciativa privada, que vestiu a camisa e vem nos ajudando.” Outro exemplo é a parceria com a Aspacer que possibilitou um espaço adequado para as vacinações. “A Aspacer cedeu o espaço que é amplo e tem estacionamento para realizamos as vacinações contra a Covid-19.”
OBRAS
Grande conquista, na opinião do prefeito, foi a liberação de recursos para o asfaltamento de três vicinais. “Isso é fundamental para reduzir em 45% os poluentes do ar. É uma ação muito importante para Santa Gertrudes”, avaliou. Outra ação, também com vistas a diminuir a poluição é um projeto para a construção de um pontilhão para caminhões na estrada Imperial, com o objetivo de escoar o fluxo direto para a Rodovia Washington Luis. “Estamos fazendo esse projeto junto à Rumo, que vai realizar a duplicação das ferrovias, e como contrapartida vem esse projeto, que vai tirar o fluxo de caminhões do Centro.”
O prefeito cita ainda outras obras como a recuperação da quadra esportiva e reforma de campos, visando a retomada das atividades esportivas no município, assim que forem liberadas pelo Plano SP. “Vamos instalar uma segunda pista de skate, perguntamos aos skatistas o melhor lugar e eles nos indicaram a instalação ao lado da pista já existente, para ficar mais completa.”
A ponte Rui de Almeida também já teve o asfalto e agora está sendo iniciada a pintura. “Temos um projeto para o bairro Santa Catarina, para fazer uma marginal ali. Está tudo praticamente negociado, fazer uma via paralela para caminhões. Também vamos reformar o cemitério.”
No setor de segurança, a partir da parceria entre Aspacer e Polícia Militar, será inaugurada uma nova base da PM. “A nova base teve a prefeitura como mediadora, pois foi construída em uma parceria entre a Aspacer e a polícia. Ainda na parte de segurança, fizemos a transferência do posto do GCM para um prédio próprio e trouxemos a parte de Transportes para dentro da Prefeitura. Com isso estamos economizando no gasto com alugueis.”
Na habitação, o prefeito ressalta que uma das suas metas conseguir ampliar a oferta de casas populares. “Estamos um projeto de 71 casas populares para a área central, com um preço excelente, a partir de subsídios estaduais e federais.”
EDUCAÇÃO
As aulas no município foram retomadas presencialmente para 30% da capacidade logo no início do ano, porém serão ampliadas para 50%. “Nesse tempo nenhuma criança contraiu a doença. Para as crianças que não vêm, adotamos o híbrido recebendo as atividades em casa. Também oferecemos o kit merenda e para quem vem às aulas recebe a merenda na escola.”
Além disso, Gino lembra que a recuperação das escolas será iniciada já na próxima semana. “Nesta semana, começamos a pintura das escolas Joaquim e João Ruffino, com a pintura. Também vamos trocar os reservatórios de água das unidades.”
ECONOMIA
Na contramão das cidades brasileiras, Santa Gertrudes conseguiu manter a parte financeira, inclusive, com crescimento no setor. “Graças a Deus Santa Gertrudes foi privilegiada, porque a construção civil cresceu na pandemia, estamos com um caixa bom, fizemos a lição de casa, e momento para o município é bom. Conseguimos fazer as reservas necessárias e o município não perdeu, até ganhou um pouco. O setor ceramista ajudou muito o município a se desenvolver”, conclui o prefeito.
“Procuro resolver tudo de forma serena, sem causar dano. Acho que administrar o dinheiro público é uma responsabilidade muito grande, mas se fizer com seriedade se torna fácil. Graças a Deus conto com um grupo de secretários e diretores muito engajados no trabalho, todos eles muito técnicos, não são políticos, isso faz com que a Prefeitura se torne uma empresa. Quero ser um prefeito para garantir a qualidade de vida para Santa Gertrudes. O mais importante é atender o anseio do povo, fora isso, sou o mesmo Gino de sempre. Estou na rua, na padaria, no mercado, em todos os lugares que vou sou bem aceito, converso com todos. Continuo o mesmo.”
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação