Na Semana em do Meio Ambiente, a prefeitura de Santa Gertrudes anuncia a criação de um canal específico para receber denúncias de crimes ambientais. O serviço, denominado “Disque Verde”, pode ser acessado por qualquer pessoa por meio do site https://disqueverde.vercel.app/.
De acordo com a prefeitura, o “canal é um marco para o município, reforçando o compromisso e prioridade com a proteção ambiental”. A população pode fazer denúncias de forma anônima ou identificada, conforme a opção do denunciante.
As denúncias recebidas serão encaminhadas aos setores competentes para averiguação e adoção das medidas necessárias. “O site assegura que toda as denúncias sejam encaminhadas aos setores correspondentes conforme necessário, promovendo a compartilhamento de informações essenciais para a proteção e cumprimento das leis ambientais”, informa a prefeitura.
O projeto Disque Verde é uma iniciativa conjunta. A ideia foi concebida pela Câmara Municipal de Santa Gertrudes e colocada em prática pela prefeitura/Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da colaboração entre Flávia Crivellari Fassis, diretora municipal de Meio Ambiente e o desenvolvedor de software Davi Marques.
Denúncia Ambiente
O governo de São Paulo também tem um canal para receber denúncias de crimes ambientais: aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS. Por ele, o cidadão pode fazer denúncias ambientais relacionadas à fauna, vegetação, água, solo, ruído, ar e fogo. Denúncias também podem ser feitas pelo site: http://denuncia.sigam.sp.gov.br/.
Rio Claro
A comunidade rio-clarense também pode fazer denúncias de infrações contra o meio ambiente. Basta entrar em contato com a Polícia Ambiental pelos telefones (19) 3523-2012 e (19) 3522-1260, ou com a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) através do Disque Meio Ambiente pelo número 0800-113560.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também recebe e encaminha denúncias sobre crimes ambientais. O telefone é 3522-1997. Também é possível fazer contato pela Ouvidoria Municipal através da linha 156.
Por Redação DRC / Foto: Marcelo S. Camargo/A2img