Com aumento no número de transfusões, a Santa Casa de Rio Claro precisa de mais doadores de sangue. Segundo dados da instituição, no comparativo com anos anteriores, houve um aumento de 20% no número de transfusões realizadas, o que exige também um maior volume de doações.
Atualmente, o estoque está estável, devido a um trabalho intenso de captação constante de doadores. No entanto, conforme a demanda de transfusões esse número é insatisfatório. Por mês, a Santa Casa conta, em média, com 350 doadores. Os tipos mais utilizados de sangue são O+, O-, A+ e A-, mas conforme a necessidade, são captados os tipos sanguíneos necessários.
De acordo a biomédica Regiane Zanichelli, a doação é necessária, pois o sangue é utilizado em casos de cirurgias, traumatismos, partos com grandes perdas de sangue, pacientes oncológicos, pacientes com doenças hematológicas, algumas doenças genéticas como a anemia falciforme e talassemia. As doações podem ser feitas o ano todo, sendo que, homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes no período de um ano; e mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes no período de um ano.
Regiane explica que o doador deve passar pela triagem clínica, onde é realizado uma avaliação e entrevista, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, se estiver apto à doação é conduzido para a coleta. “Em média, são coletados 450 mililitros, e leva em torno de 4 a 15 minutos de coleta. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco ao doador, os materiais utilizados, como agulha e cateter são descartáveis”, orienta.
Os requisitos básicos para doação de sangue incluem: ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez; pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos 1 (um) dia antes que anteceder a doação; estar descansado; não fumar 2 (duas) horas antes de realizar a doação; e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação. O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde e apresentar documento com foto.
Por outro lado, não podem doar sangue quem estiver gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso; for alcoolista crônico; tiver sido exposto para doenças sexualmente transmissíveis; tenha realizado endoscopia/colonoscopia há menos de 6 (seis) meses; tiver colocado piercing, maquiagem definitiva e tatuagem há menos de 12 meses; estar grávida ou amamentando; contato com pessoas com suspeita ou positivo para Covid-19 nos últimos 7 dias; pessoas com diagnóstico positivo para Covid-19 devem aguardar 10 dias após completa recuperação; vacinas: Coronavac – depois de 48 horas / Pfizer, AstraZeneca e outras – depois de 7 dias.
Foto: Agência Brasil/EBC