A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro anunciou nessa segunda-feira (20) que está ampliando o número de leitos do hospital.
Até o final deste ano, a entidade pretende criar mais dez leitos de urgência e emergência. A informação foi transmitida pelo provedor da Santa Casa, Danusio Diniz, ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em reunião no paço municipal. “O número de leitos para as pessoas atendidas pelo SUS sempre foi uma de nossas maiores preocupações”, observa o prefeito Juninho.
De acordo Diniz, “essa ampliação no número de leitos já está em andamento”. “Esses novos leitos representam aumento médio de 50 internações por mês, melhorando o atendimento à população”, observa o secretário de Saúde, Djair Francisco.
Na reunião também foi discutido o apoio da prefeitura ao projeto de reclassificação da Santa Casa, passando de hospital de apoio para estratégico. “Estamos unindo esforços para viabilizar essa mudança que irá aumentar o número de leitos na Santa Casa e beneficiar a população. Toda e qualquer iniciativa em benefício do município e da comunidade terá o apoio da prefeitura”, comenta Juninho da Padaria, acrescentando que “continuar investindo na saúde é uma de nossas prioridades de trabalho”.
Com a reclassificação para hospital estratégico, a Santa Casa poderia criar mais 17 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, dois de UTI neonatal e cinco de berçário.
“A Santa Casa atende todos os requisitos necessários para se tornar um hospital estratégico”, afirma Danusio Diniz. De acordo com ele, com a reclassificação, a entidade iria receber um aporte financeiro de R$ 250 mil por mês, recursos que possibilitariam ampliar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).