A Santa Casa de Rio Claro anunciou nessa sexta-feira (12), a abertura de mais 10 leitos para a ala COVID-19. Uma boa notícia para a população de mais de 270 mil pessoas que são assistidas pelo hospital filantrópico.
Desde o início da pandemia, a Santa Casa já tinha conseguido estruturar 20 leitos para atendimento aos pacientes da COVID-19; sendo 10 para tratamento intensivo e 10 para internação. Agora, esse número sobe para 30 leitos no total. “Nossa gestão é focada para garantir a saúde da população, seja na pandemia ou não. Todo dia estamos pensando numa forma de melhorar, crescer e garantir uma saúde digna para quem precisa da Santa Casa”, comenta o diretor, Francisco Sterzo. A abertura dos novos leitos para o setor Covid tem a parceria da Fundação Municipal de Saúde. “Seguimos os mais rigorosos protocolos de saúde, principalmente, respeitando os equipamentos exigidos para o tratamento dessa doença”, explica Dr. Marco Aurélio, médico responsável pela área onde estão os pacientes da COVID-19.
A tarefa mais difícil, segundo os diretores, é a busca por recursos, pois, apesar de ser um hospital filantrópico, ele é privado e responsável por toda a estruturação dos setores. O dinheiro para as reformas e, agora, para a estruturação dos novos leitos, é oriundo da captação de recursos junto às emendas parlamentares, doação da Nota Fiscal Paulista e doações de pessoas físicas e jurídicas.
Mas, a entrega dos novos leitos é apenas uma parte do trabalho, agora, o hospital tem que manter a estrutura funcionando, por isso, a manutenção das doações é vital. “Não é só montar, temos que manter funcionando, então, pedimos que as pessoas continuem ajudando”, reforça o vice provedor Jorge Pedro. A Santa Casa tem uma página de orientação para que pessoas físicas ou jurídicas possam fazer suas doações, basta acessar www.doe.santacasaderioclaro.com.br
Para que haja transparência, a Santa Casa divulga nas redes sociais todas as doações que são feitas para o hospital, assim como, as entregas para a população, como o que ocorre agora com os novos leitos para tratamento COVID.
Foto: Divulgação