A preservação do meio ambiente, aliada à qualidade de vida da população, dá norte às ações de desenvolvimento relacionadas ao saneamento ambiental. Por isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, reconhece a importância do engenheiro ambiental nos processos de planejamento e gerenciamento das ações voltadas à captação, tratamento e distribuição da água, bem como a coleta, afastamento e tratamento do esgoto. No dia 31 de janeiro é comemorado o dia nacional deste profissional.
E quando se trata de saneamento, a participação do engenheiro ambiental é fundamental, seja para minimizar eventuais impactos ao meio ambiente ou ainda para a conservação dos recursos naturais. Sua atuação inclui desde administrar processos na Estação de Tratamento de Água (ETA), visando garantir a produção e distribuição de água potável para a população, até garantir que todo efluente doméstico coletado nos imóveis chegue até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para que seja devidamente tratado antes de ser devolvido para os rios e córregos da cidade.
“Há uma relação muito próxima entre o avanço do saneamento e a preservação ambiental. Por exemplo, cada vez que promovemos a coleta de esgoto da forma correta, o tratamos de maneira adequada e o devolvemos à natureza sem poluentes, temos um ganho ambiental imenso. Me sinto feliz e motivado a cada dia para seguir nesta jornada que busca na inovação, novas maneiras para aumentar a qualidade de vida das pessoas sem prejudicar o meio ambiente”, afirma Lucas do Carmo Garcia, engenheiro ambiental da BRK.
Adepta da inovação e das boas práticas de responsabilidade ambiental, a BRK universalizou o sistema de saneamento de Santa Gertrudes com 100% da população que vive na área urbana sendo atendida pelo abastecimento de água e pela coleta, afastamento e tratamento do esgoto. Um cenário totalmente diferente do registrado no início da concessão, em 2010, quando não havia o tratamento do esgoto coletado no município.
Além da forte atuação em campo, a concessionária investe também em conscientização por meio da educação e tem nas crianças a principal parceria para a disseminação de informações e mudança de atitudes. Visitas à estação de tratamento de água e palestras educativas podem ser realizadas para buscar aproximar os pequenos sobre temas como a importância da conservação da água, destinação correta do lixo e uso consciente das redes coletoras de esgoto.
“As crianças têm o poder de transformar culturas e hábitos, não apenas porque ainda estão em fase de aprendizado e não carregam maus costumes, mas também porque, no futuro, caberá a elas o poder de decisão sobre como será nossa sociedade. Nossa proposta é fazer delas, adultos conscientes sobre as atitudes que podem impactar diretamente na vida de todo o planeta”, destaca a engenheira ambiental Miriene Fraga Cotta, do time de sustentabilidade da BRK.
Neste dia 31 de janeiro, a BRK presta homenagem aos engenheiros ambientais que fazem parte do seu time e estende os cumprimentos a todos os profissionais da área que adotaram como lema diário a preservação do meio ambiente.