Em 1960, o Parque do Ibirapuera abriu o Pavilhão da Indústria e do Comércio para receber a primeira edição daquele que, 58 anos depois, se transformaria no maior evento automobilístico da América Latina, o Salão do Automóvel de São Paulo. Embora não seja ainda tão grande quanto as feiras de Paris e Detroit, o nosso Salão do Automóvel de São Paulo completa este ano a sua 30ª edição.
Assim como ontem (6), hoje (7) a feira será aberta à imprensa e, na quinta-feira (8), abrirá ao público em geral e irá até o dia 18 deste mês. Este será o segundo ano em que a feira acontece no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, na Zona Sul da cidade.
A Volkswagen antecipa a sua nova família de veículos elétricos
A Volkswagen mostra no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (8 a 18 de novembro) uma importante visão antecipada de sua nova família de veículos de mobilidade elétrica: o ID.CROZZ. Primeiro veículo utilitário crossover (CUV) da Volkswagen – ao mesmo tempo um cupê de quatro portas e um utilitário esportivo (SUV tem 305 cv (225 kW) de potência, atinge a velocidade máxima de 180 km/h e pode rodar até 500 quilômetros (NEDC) com uma carga da bateria.
O carro, que está sendo apresentando no Brasil, já foi exibido ao público no Salão de Frankfurt (Alemanha) em sua edição de 2017. Em comunicado, a montadora informa que o ID.Crozz está equipado com um motor com potência equivalente a 305 cv e é capaz de atingir os 180 km/h de velocidade máxima, com autonomia de até 500 km com uma carga de bateria.
Mas antes da Alemanha, o ID.CROSS fez a sua estreia no Salão do Automóvel de Xangai, na China, no ano passado. Misto de cupê de quatro portas e utilitário-esportivo, o Volkswagen ID.Crozz está sendo apresentado no estande da Volkswagem no Salão do Automóvel de São Paulo.
Ele faz parte da família de veículos elétricos que a Volkswagen prometeu disponibilizar no mercado mundial até 2025. O VW ID.Crozz é 100% elétrico e será produzido a partir de 2020. Ele é denominado como “o primeiro veículo utilitário crossover (CUV) da Volkswagen” e será construído sobre a plataforma MEB, que vai dar origem a 15 modelos elétricos, entre hatches compactos, sedãs e a sucessora da Kombi, a ID. Buzz, apresentada no Salão de São Paulo de 2016.
Ford apresenta o Edge ST, o Ecosport sem estepe e o Territory no Salão do Automóvel 2018
A Ford apresenta grandes novidades no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, com lançamentos, conceitos e “show cars” que dão sequência à renovação da linha de produtos da marca e apontam suas futuras tendências. Seu estande, montado em formato de galeria de arte com o tema Ford Design Hall, também será palco de várias interações com o público durante o evento, de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo.
A mostra inclui o Edge ST, o EcoSport sem estepe na traseira e o Territory, além dos conceitos Ka Urban Warrior, Ranger Storm e Ranger Black. O Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang completam a lista, ao lado de modelos da linha atual da marca. Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, destacou na coletiva de imprensa a boa receptividade dos lançamentos feitos este ano pela marca na região — o Mustang, o EcoSport Storm e a linha Ka 2019.
“O Ka se consolidou como o segundo carro mais vendido do mercado brasileiro. O EcoSport lidera o segmento na Argentina e mantém um público fiel no Brasil, enquanto o Mustang é líder absoluto dos carros esportivos nos dois países”, disse. O executivo mencionou também o avanço da Ford na pesquisa de satisfação do consumidor em serviços do JD Power, na qual ficou em 4º lugar este ano, evoluindo do 14º no ano passado, e os prêmios conquistados na mídia especializada.
SUVs, esportivos e elétricos
Os SUVs são os astros da Ford no salão, com três grandes atrações. O novo Edge ST, primeiro carro a trazer para o Brasil a grife “Sport Technologies” de carros de alto desempenho da Ford, terá a pré-venda iniciada durante o salão. O EcoSport Titanium sem o estepe na traseira é outra grande novidade que chega em breve às ruas. Já o Territory, novo SUV médio global repleto de tecnologia, desenvolvido na China, é apresentado como conceito.
O Mustang de nova geração, equipado com um arsenal tecnológico de respeito e cavalaria pesada sob o capô, tem lugar de destaque no estande. Os fãs poderão ver três Mustangs GT Premium, um deles em versão especial tunada de 1.000 cv. A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, é apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle. Na área de carros elétricos, a Ford traz o Fusion Energi, versão híbrida plug-in do sedã com bateria de nova geração que também pode ser recarregada na tomada.
Propostas de estilo
A mostra da Ford inclui conceitos desenvolvidos para testar a reação dos consumidores a novas propostas. O Ka Urban Warrior tem suspensão elevada e elementos de estilo que dão ao Ka Sedan uma roupagem nova e esportiva, com foco no uso urbano. A picape Ranger traz duas propostas de personalização, criadas a partir de modelos diesel com cabine dupla. A Ranger Storm exibe pintura exclusiva em duas cores e elementos que reforçam a musculatura da carroceria. A Ranger Black, como diz o nome, tem a cor preta como tema, criando um visual ousado e moderno
General Motors apresenta o novo Camaro nas versões cupê e conversível
É a paixão do consumidor brasileiro por carros icônicos que coloca o Novo Camaro como uma das principais atrações do Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Até porque é a primeira aparição do modelo nestes moldes fora dos Estados Unidos.
O superesportivo é apresentado no Brasil na versão SS cupê e conversível com aperfeiçoamentos na performance do motor 6.2 V8 de 461 cv. O Novo Camaro diferencia-se também pelo design mais imponente e esportivo.
Na dianteira, essa percepção dá-se pelos novos faróis, capô, grade e para-choque, proporcionando uma personalidade muito marcante ao veículo.
Os projetistas usaram de criatividade para integrar os elementos estéticos, através da profusão de formas, dimensões, materiais e cores distintas. Buscou-se também evoluções aerodinâmicas – razão da gravata Chevrolet vazada.
O mesmo conceito foi aplicado na parte traseira. As lanternas, aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da Chevrolet e harmonizam com o para-choque mais musculoso.
Na lateral, o diferencial fica por conta das rodas aro 20 com escultura e acabamento inéditos.
Transmissão de dez marchas
Outro avanço está na nova transmissão, automática sequencial de dez marchas, que substitui a anterior, de oito. Traz ainda a função “launch control”, para arrancadas bruscas com a máxima eficiência em autódromos, por exemplo.
Vale ressaltar ainda a adoção da nova geração do sistema multimídia MyLink da Chevrolet, do retrovisor central com câmera de ré para melhor visibilidade em manobras e o alerta de colisão frontal.
Mais detalhes do modelo serão anunciados no lançamento. O carro chega às lojas no início do ano que vem.
O Camaro é o superesportivo de maior sucesso do mercado brasileiro, com mais de 6 mil unidades emplacadas no país desde 2010.
Honda Civic 2019 é a atração da Honda no Salão do Automóvel de São Paulo
Um dos sedãs médios mais comercializados do Brasil, o Honda Civic não poderia deixar de ser a maior atração da Honda no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. O carro estreia a sua linha 2019, onde a única novidade para o modelo é apenas estética e trata-se da introdução da cor metálica Azul Cósmico como uma opção nas versões EX, EXL e Touring. A tonalidade também é oferecida no HR-V 2019. O Honda Civic, segundo a montadora, é um carro que está sempre em evolução e ainda no começo deste ano recebeu um reforço nos equipamentos de conforto e comodidade.
As versões EX e Sport passaram a contar com central multimídia desenvolvida no Brasil que traz conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A versão EXL, por sua vez, recebeu sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A opção mais acessível do Honda Civic em sua 10ª geração, no caso, a versão Sport, recebeu novo acabamento Cristal Black perolizado e novos revestimentos nos bancos. As versões Sport e EX também receberam um quadro de instrumentos atualizado, com os indicadores de temperatura do motor e do nível de combustível com iluminação vermelha.
Vale a pena destacar que todas as versões do Honda Civic trazem ainda airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro e botão ECON de modo de condução econômico.
Mecanicamente nada muda no Honda Civic 2019, que segue equipado com o motor 2.0 16V flex de até 155 cv nas versões Sport, EX e EXL. Ele pode trabalhar em conjunto com a caixa manual de seis marchas exclusivamente na versão Sport ou a transmissão automática CVT como opção na Sport e um item de série na EX e EXL. A opção Touring recebe apenas o motor 1.5 turbo de 173 cv e câmbio CVT.